Menu
Inicio Novidades Air Bike Pro: uma nova aula para experimentar a partir de setembro

Air Bike Pro: uma nova aula para experimentar a partir de setembro

De uma parceria entre a BOXPT e o Crossfit Cais Alcochete, nasce uma metodologia de treino inovadora: a aula de grupo em que o equipamento de treino é a Air Bike.

A carregar vídeo...

A Air Bike Pro apresenta-se como uma atividade segura, motivadora e eficaz que poderá praticar a partir de setembro no Crossfit Cais Alcochete. Coloque um lembrete para conhecer aquele que parece ser um conceito novo não só em Portugal. “A utilização deste equipamento em aulas de grupo não existe, que seja do nosso conhecimento, em nenhum outro ponto do mundo”. Quem o diz é José Vilaça, um dos professores envolvidos na criação do programa com quem a Women’s Health falou.

Desenvolvimento da Air Bike Pro: porquê e por quem?

O desenvolvimento do programa é resultado do trabalho em equipa. Os estudos foram efetuados na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde (DCDES), pelo Grupo de Estudos em Treino de Força e Atividades de Academia (GEETFAA) e profissionais do Crossfit de Alcochete.

No estudo para a concretização desta metodologia foram observadas as dificuldades existentes nas aulas de grupos atuais e analisadas as diversas componentes de forma a criar uma dinâmica que fosse tão benéfica para praticantes como para instrutores.

À Women’s Health, José Vilaça aponta as necessidades mais observadas em aulas de grupo, das quais resultou a metodologia de treino agora apresentada. São elas: “individualização do exercício físico, mesmo quando efetuado em grupo; falta de tempo da maioria dos praticantes de exercício físico; necessidade de promoção de uma aula que melhore a capacidade cardiorrespiratória e tenha um dispêndio energético interessante, em 30 minutos; necessidade de poupar os professores do desgaste profissional excessivo na orientação das aulas de grupo; e equipamento.” enumera o professor universitário.

O plano de aula

A aula de Air Bike Pro tem uma duração de 30 minutos e tanto pode ter por base a metodologia de treino intervalado intensivo e extensivo, como o treino contínuo “devendo o instrutor escolher a metodologia de acordo com as preferências e objetivos dos seus utentes”, refere o professor.

Existem dois fatores chave nesta aula: a música e a luz.

Os praticantes usam o equipamento ao som de músicas conhecidas para dar uma sensação de intensidade, transmitir um estímulo. “Isto permite a cada pessoa trabalhar ao seu ritmo tornando a experiência personalizada”, refere Luís Bickman, Head Coach que leciona estas aulas.

O ambiente da sala está também preparado de forma a despertar-lhe sensações, até a cor e a intensidade das luzes é específica e tem um propósito. José Vilaça explica que as luzes, no ambiente da sala de aula “servem para proporcionar sensações (o verde intensidade mais baixa e o vermelho a mais alta). Portanto, toda a intensidade da aula é relativizada a cada participante”.

Por fim, e de forma a ajudar os participantes a controlar e adequar o esforço a cada momento, o instrutor não está a realizá-la em simultâneo. A motivação é dada próxima de si, assim como o acompanhamento que necessita.

A quem se destina a Bike Air Pro?

As aulas estão planeadas a pensar em todos. A lotação máxima é de 13 participantes, o perfil dos mesmos não tem interferência. Qualquer pessoa, experiente ou não, pode entrar na sala e desafiar-se nesta meia hora. O PT diz que “é uma aula onde cada um trabalha ao seu ritmo sem necessidade de ser um ás do treino”.

Cada sessão é ajustada pelo instrutor à individualidade dos presentes, de forma a que haja um desafio conjunto, mas adequado a qualquer idade e tipo de condição física. José Vilaça esclarece que a intensidade é controlada pela Perceção Subjetiva de Esforço, com uma escala desenvolvida para a própria sessão

Porque devo fazer uma aula de Air Bike?

A Air Bike é um equipamento com algumas semelhanças à bicicleta mais habitual, no entanto, assim como solicita os membros inferiores, envolve também o movimento dos membros superiores, seja de forma simultânea ou individual. Desta forma é envolvida “uma quantidade de massa muscular significativa, permitindo um maior dispêndio energético por unidade de tempo e uma melhoria da capacidade cardiorrespiratória”, explica o professor José Vilaça.

Por agora, a Air Bike é a principal fonte de movimento, no entanto, Vilaça revela que, no futuro, há a possibilidade de serem incluídos exercícios fora do equipamento, como flexões e agachamentos.

As aulas já estão a decorrer?

Em setembro, as aulas irão abrir para qualquer pessoa, mas por enquanto, para que possa usufruir da melhor versão desta nova metodologia, ela está a ser colocada em prática apenas por um grupo de atletas. “Temos vindo a realizar aulas experimentais internamente com os nossos atletas. Estamos muito entusiasmados com a modalidade e queremos que o lançamento em setembro seja um sucesso”.

Os feedbacks são importantes e até agora as opiniões contribuem para a ânsia de experimentar. “Ambicionamos que a aula tenha uma forte adesão. A música é cativante, o ambiente de grupo envolvente e acima de tudo a intensidade é personalizada! O feedback tem sido muito positivo, acima de tudo porque a aula permite uma personalização muito grande do treino. Tal torna esta aula extremamente agregadora”, remata Luís Bickman.

A reter:

Onde: Na box CrossFit Alcochete

Quando: A partir de setembro

Horário: 2ª e 6ªf, às 7h00 e às 17h45; 4ª às 6h00 e 3ª e 5ª às 18h45.

Custo: As aulas têm um custo mensal de 35 euros. Mas pode participar gratuitamente numa aula experimental se fizer a sua marcação através de [email protected]

Brand Story