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Afinal, o que são os exercícios de Kegel?

Não sabe o que são exercícios de Kegel? A doutora Marta Gomes, especialista na área da Saúde da Mulher, Reabilitação Uroginecológica, Pavimento Pélvico, Pilates e Ginástica Abdominal Hipopressiva, do Centro FisioVida, no Portod, iz-lhe como fazê-los.

Mas a especialista reforça: “Os exercícios de Kegel são exercícios apenas de força de pavimento pélvico e desenvolvem mais as fibras de força do que as de suporte”. Por isso, se o que procura é trabalhar estas últimas, a doutora sugere antes que invista no trabalho respiratório e na ginástica abdominal hipopressiva. Nada como experimentar por você mesma!

1. Defina fronteiras

Contraia os músculos do pavimento pélvico, tentando isolá-los ao máximo dos músculos das nádegas e da parte interna das coxas. Ao contraí-los, deverá sentir uma subida e deslocamento interno da vagina. Contraia e relaxe.

2. Aperte com ele

Contraia e mantenha a contração durante 5 segundos e relaxe. Contraia novamente, mantendo a contração; contraia mais, mantenha o nível e volte a contrair mais uma vez.

3. Jogo de paciência

Por fim, em vez de ter pressa e relaxar na totalidade, vá diminuindo o grau de contração devagar até relaxar por completo. Estará a trabalhar a contração em alongamento do pavimento pélvico, que é a forma mais desafiante de trabalhar qualquer grupo muscular.

E porque há aplicações para tudo e mais alguma coisa, também pode encontrar apoio a tais exercícios no seu smartphone. Veja na galeria as apps de que falamos. Algumas delas são gratuitas e estão todas disponíveis no Google Play.

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