
Ao ler o título, algumas podem pensar ‘Como assim esquecer-me de tirar o tampão?!’, mas muitas outras vão certamente identificar-se com o problema. Não está sozinha.
Tal acontece, por exemplo, no final do período em que se coloca o tampão de manhã, por precaução, mas porque não sofreu com qualquer corrimento ou dor ao longo do dia, esquece-se de retirar o tampão.
O problema desta situação é que o objeto pode ficar comprimido no topo da vagina. Nesta posição, torna-se difícil sentir o tampão ou, sabendo que ele está lá, conseguir tirá-lo.
Antes que entre em pânico ao imaginar este cenário, uma coisa é certa, não há possibilidade de o tampão se ‘perder’ dentro de si. Na pior das hipóteses, terá de ir a um ginecologista ou clínica de saúde sexual onde um especialista lhe irá retirar o tampão sem que fique com qualquer consequência.
Calma é palavra de ordem
Mas antes de marcar consulta de urgência, tente por si só. Pode ser mais difícil do nos casos normais do dia-a-dia, mas manter a calma pode ser o que lhe falta.
É certo que estes são casos bastante extremos, mas especialistas não deixam de alertar para a situação, começando pela regra das oito horas: este é o tempo máximo por que deve usar um tampão.
Esta é uma média, mas cada mulher sente a sua própria menstruação e deve saber como lidar com a situação. Por isso, nada como estar atenta a casos incomuns. Se notar um cheiro estranho, o tampão lhe estiver a magoar ou sentir-se demasiado quente, retire de imediato o tampão.
O caso é raro, mas nada como despistar uma situação de infeção bacteriana devido a este produto higiénico. Em todo o caso, há várias opções alternativas por que optar, desde as versões orgânicas aos copos menstruais.
Sem dúvidas? Confira tudo o que deve saber sobre os tampões na fotogaleria.