Menu
Inicio Beleza O que acontece à pele se ficar um mês sem maquilhagem?

O que acontece à pele se ficar um mês sem maquilhagem?

Apontamos-lhe cinco mudanças. Fica o alerta: depois de conhecer os efeitos, irá provavelmente querer repetir este descanso para a pele.

Sem maquilhagem

Além de uns pormenores mínimos para aquela videoconferência com a equipa, o mais provável é que tenha deixado o estojo de maquilhagem de lado durante a quarentena.

Na teoria, faz sentido que esteja a dar uma folga de base e blush à sua pele. Mas exatamente como é que isto pode ajudar à sua pele?

A Women’s Health foi esclarecer a questão com profissionais da área. “Muitas vezes, uma camada de maquilhagem aumenta a produção de óleo, portanto, não usar maquilhagem pode diminuir a oleosidade, poros entupidos e espigos”, explica Hadley King, dermatologista em Nova Iorque. A especialista adverte, no entanto, que tais benefícios podem apenas chegar após um período de ajuste. Enquanto a sua pele se readapta e se acostuma ao novo normal, livre de maquilhagem, a produção de sebo pode aumentar, temporariamente, o que pode levar a poros entupidos, de acordo com a dermatologista. “Se tal acontecer, mantenha os restantes passos da sua rotina de cuidados da pele. Um creme de limpeza suave e um hidratante calmante”, aponta.

Eis outros benefícios com que pode contar, caso deixe por um mês a pele livre de maquilhagem:

A camada mais superficial da sua pele ficará equilibrada novamente

“Ao evitar a aplicação de base e blush, a pele retoma o seu equilíbrio e hidratação natural, a nível de óleos”, explica Nadia Kihiczak, dermatologista da Spring Street Dermatology em Nova Iorque. Além disso, dará menos hipóteses à produção de acne. “Ao contrário de vários produtos para a pele, que penetram a mesma, a maquilhagem fica à superfície. Ora, esta cobertura pode afetar a produção de sebo da pele bem como dos hidratantes naturais. Tal acontece porque a pele tem comportamentos diferentes conforme fatores externos como a humidade”, diz King. “Muitas vezes, esta barreira de maquilhagem aumenta a produção de óleo, portanto, não usar tais produtos pode diminuir a oleosidade, poros entupidos e espigos.”

Expõe a pele a menos bactérias

“Ao não usar maquiagem, evita a desnecessária exposição da pele delicada a bactérias que se criaram nos pincéis e paletas de maquilhagem que usa diariamene”, diz Kihiczak.

“Mesmo se lave os pincéis regularmente, as bactérias podem permanecer”. Além disso, a maioria das pessoas aplica a maquilhagem na casa de banho. Tal leva a uma exposição dos produtos de maquilhagem a outro tipo de bactérias, que podem contaminar aqueles produtos. “A máscara de pestanas e delineador, em particular, por serem aplicados repetidamente na pele dos olhos e margens das pálpebras podem introduzir bactérias nessa área do rosto que é muito delicada, o que pode levar a infecções oculares”, diz o Kihiczak.

As suas pestanas parecerão mais cheias

“Se usava máscara de pestanas suficiente para causar queda de pestanas ou não o removia com suavidade o suficiente, notará que as suas pestanas parecerão mais longas ou cheias devido à falta de produto”, explica o especialista. Se renunciar à máscara de pestanas por um mês, irá interromper a irritação e fricção. Assim, menos pestanas caem e a sua densidade pode normalizar.

Brand Story