Menu
Inicio Living O que acontece ao corpo quando… está lua cheia?

O que acontece ao corpo quando… está lua cheia?

A ideia de estar com a ‘cabeça na lua’ é muito mais do que uma expressão popular. Eis o que a Ciência tem a dizer sobre o efeito lua cheia.

A ideia de estar com a ‘cabeça na lua’ é muito mais do que uma expressão popular, é um exemplo de todo o misticismo lunar. Eis o que a Ciência tem a dizer sobre o efeito lua cheia.

Mito 1: O risco de ataque cardíaco aumenta

A teoria: Por ter uma ação direta nas marés, os defensores desta teoria acreditam que a lua cheia consegue também interferir com os fluidos corporais. A justificação assenta no elevado teor de água que o nosso corpo tem.

A verdade: Apesar de um estudo alemão relacionar a lua cheia com ataques cardíacos, a verdade é que investigações mais aprofundadas não encontraram qualquer ligação. Afinal, nada pior para a saúde do coração do que a genética, os maus hábitos diários e outras doenças.

Mito 2: Ficamos mal-humoradas

A teoria: A ideia de que a lua cheia afeta a boa disposição vem já dos tempos de Roma Antiga. E há quem ainda acredite nisso!

A verdade: O efeito da lua cheia no comportamento humano é um dos temas mais estudados pela Ciência e os resultados não poderiam ser mais conclusivos: não há qualquer ligação. É tudo uma questão de personalidade…é mau feitio.

Mito 3: Pode ir parar às urgências

A teoria: A ideia de que a lua cheia interfere com o estado físico e mental das pessoas leva a que se acredite que esta fase da lua resulta numa maior afluência às urgências hospitalares.

A verdade: Uma revisão científica realizada pela Tehran University of Medical Sciences (Irão) não encontrou qualquer ligação entre esta fase da lua e as idas às urgências. Um recente estudo publicado na revista científica American Journal of Emergency Medicine vem reforçar esta falta de relação.

Mito 4: A lua cheia acelera o trabalho de parto

A teoria: Há quem acredite que a lua é um sinal de fertilidade e a associe a mais nascimentos.

A verdade: Uma vez que a lua fica cheia a cada 29 dias (aproximadamente), os cientistas acreditam que não há qualquer efeito na indução ao parto (e um dos primeiros estudos a refutar esta ideia é de 1979!). Se realmente houvesse, todas as pessoas nasceriam na mesma altura.

Mito 5: Afeta a qualidade do sono

A teoria: A chegada da lua cheia interfere com o nosso relógio circadiano e, por isso, dormimos pior, diz a sabedoria popular, usando como argumento para esta alteração biológica o facto de os nossos antepassados ficarem acordados nas noites de lua cheia.

A verdade: A qualidade do sono depende do nosso relógio circadiano, é um facto, mas esse mesmo relógio interno depende dos hábitos diários, da alimentação e da rotina que se tem. Ou seja, antes de culpar a lua, veja tudo o que faz durante o dia e que pode afetar o sono.

Mito 6: Afeta o ciclo menstrual

A teoria: O ciclo lunar e o ciclo menstrual apresentam períodos de duração semelhantes e um estudo chegou mesmo a revelar, em 1986, que 30% das mulheres ficam menstruadas quando está lua cheia.

A verdade: Mais uma vez, a coincidência da Ciência. Mas não só: A pesquisa acima mencionada fala em apenas 30%, valor que deita logo por terra a ligação entre lua cheia e menstruação, caso contrário ficaríamos todas menstruadas ao mesmo tempo.


Leia também

Dicas para ser mais ativa sem ter de ir ao ginásio

Brand Story