Menu
Inicio Saúde O que acontece quando não dorme o suficiente?

O que acontece quando não dorme o suficiente?

Ter uma rotina regular de sono é fundamental. Saiba porquê.

O que acontece quando não dorme o suficiente?

Dormir é um dos maiores prazeres da vida mas, ao mesmo tempo, é das necessidades que mais desvalorizamos e deixamos para segundo plano. Ora temos trabalho a mais, ora os miúdos adoecem, ora estamos de tal forma stressadas que a nossa mente não desliga. Mas isso traz consequências e das sérias.

Quando escasseiam as horas de sono, o nosso cérebro entra em modo ‘condutor embriagado’, o que faz com que os reflexos, a capacidade de análise, a atenção e o raciocínio fiquem comprometidos. O ideal – até mesmo quando há pouco tempo – é dormir no mínimo seis horas.

Também o corpo humano fica condicionado à boleia das poucas horas de sono. Sabia que não dormir o suficiente aumenta o risco de obesidade em 15%? Pois bem, tal acontece devido às flutuações hormonais que o nosso organismo produz quando não tem uma rotina de sono certa. As hormonas leptina e grelina, responsáveis pelo apetite, ficam de tal como descontroladas que acabamos por querer comer mais quando dormimos menos. Mas esta não é a única consequência interna: As poucas horas de sono aumentam o risco de doença cardiovascular e de resistência à insulina, o que pode resultar em Diabetes.

Além do ar cansado que as poucas horas de sono oferece, o envelhecimento cutâneo passa a ser uma realidade, visto que o organismo perde capacidade de eliminar com eficácia as toxinas existentes na pele. O cabelo também sofre, podendo o crescimento saudável ficar comprometido, visto que a hormona do crescimento produz-se durante o sono.

 

Artigo originalmente publicado na Women’s Health África do Sul.

Brand Story