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Acne, celulite e queda de cabelo? Aposte nestes alimentos

Acne, celulite, queda de cabelo? “Somos aquilo que comemos e absorvemos, e a nossa pele, cabelo e unhas são o espelho disso mesmo”.

beautiful girl with acne looking herself on the mirror

Poluição, má qualidade de sono, stress, rotina apressada, falta de exercício físico e escolha errada de cosméticos. Estes são os fatores que mais interferem com a saúde e qualidade da nossa pele, unhas e cabelo. Mas há um que não pode, de todo, ficar esquecido: a alimentação – embora seja importante frisar que cada caso é um caso e a consulta junto de um dermatologista e nutricionista é determinante.

“Somos aquilo que comemos e absorvemos, e a nossa pele, cabelo e unhas são o espelho disso mesmo”.

“Como qualquer outro órgão do corpo humano”, a pele sofre com todos estes “fatores da modernidade”, sendo que “uma dieta desequilibrada é capaz de acelerar o envelhecimento da pele, desencadear ou agravar vários problemas cutâneos, aumentar a queda de cabelo e ainda alterar o tipo de pele (aparecimento de acne, por exemplo)”, explica à Women’s Health a nutricionista Catalina Lopes.

Pele, unhas e cabelo. O lado negro da alimentação

A alimentação tem como principal finalidade “fornecer ao corpo água, eletrólitos e nutrientes para a construção, reparação e manutenção dos tecidos, bem como fornecer energia para todas as atividades”, diz a especialista.

Mas esta responsabilidade pode ficar facilmente comprometida quando a escolha dos alimentos não é a mais adequada. E qual a consequência disso? Má saúde cutânea, unhas e cabelo fracos, organismo debilitado, etc.

“São várias as substâncias tóxicas no ambiente que podem afetar o bom funcionamento das nossas hormonas e acarretar diversas mudanças no nosso corpo, pele, unhas e cabelo, nomeadamente, acne, psoríase, alopecia, celulite, entre outros. Nestes casos e em todos os casos que o objetivo é manter o corpo saudável e em equilíbrio, alimentos como açúcares refinados, adoçantes, refrigerantes, farinhas brancas, sal refinado, alimentos industrializados e processados, não devem estar presentes no nosso dia a dia”, alerta Catarina Lopes – que pode acompanhar no Instagram @catarinalopesnutri.

O verdadeiro poder da alimentação: O que comer?

Tal como acontece com a saúde de uma forma geral, “a prevenção é a maneira mais eficaz” de evitar o aparecimento de doenças. No caso da pele, esta prevenção é eficaz “no tratamento do envelhecimento da pele ou de outros problemas cutâneos”.

“Além do estilo de vida equilibrado, a alimentação deve ser rica em antioxidantes e compostos bioativos capazes de estabilizar os radicais livres e reduzir o dano celular a nível do DNA, mitocôndria e membrana”, revela a nutricionista, atualmente a dar consultas no Evolution Clinic (em Lisboa).

“Nutrientes como, o resveratrol (uva e mirtilos), vitamina C (laranja, brócolos, couve, goiaba, maracujá e frutos vermelhos), vitamina E (carnes, ovos e brócolos) e coenzima Q10 (feijão azuki, nozes, espinafres, brócolos, sementes de sésamo e sardinha) são fundamentais para promover a diminuição do stress oxidativo, potencializando a ação antioxidante e protegendo a pele”.

Quanto ao cabelo, a nutricionista afirma que os fios são afetados “pelas deficiências proteicas de vitaminas e de sais minerais. Ou seja, a má nutrição influencia no crescimento e estrutura, bem como na cor do cabelo”, reforça.

Desta forma, reforça, “a nutrição influencia diretamente na composição nutricional dos fios. É que comummente as deficiências energéticas proteicas favorecem cabelos quebradiços e sem brilho”.

Já no caso das unhas…

Algumas alterações como manchas brancas, estrias longitudinais podem significar deficiências nutricionais, especialmente zinco, selénio e proteína. Apesar de ser um bocadinho generalista, uma vez que uma alimentação equilibrada e variada é que permite manter a saúde das unhas e do cabelo, alimentos como os ovos, frutos secos, abacate, peixe (salmão) e carne, podem ajudar no crescimento e na saúde do cabelo e unhas”, frisa a também autora do blogue Kcalories.

No que diz respeito aos procedimentos cosméticos, Catarina Lopes não poderia ter sido mais clara. “De nada adianta recursos que estimulem o corpo quando a nutrição não está presente. As carências nutricionais presentes hoje são tantas que surge então a necessidade de atuar no mercado da estética de forma multidisciplinar de maneira a potencializar os tratamentos estéticos com a nutrição. Diria que um não faz sentido sem o outro”.

Pela sua pele, unhas e cabelo… hidrate-se!

Por ser “o mais abundante constituinte do corpo humano”, a água “ajuda a regularizar praticamente todas as funções do organismo. E sim, atua diretamente na pele, unhas e cabelo”.

Segundo a nutricionista, “a pele é recoberta por um manto hidrolipídico, formado por água e ácidos gordos que lubrificam a pele. Assim a pele se protege da evaporação excessiva de água e diversos tipos de microrganismos. Em suma, desempenha a função de barreira e proteção.

Portanto, o consumo diário [de água] é fundamental para evitar o envelhecimento precoce, equilíbrio do metabolismo do organismo e eliminação de toxinas”.

“Um indivíduo adulto não desidratado é constituído por 70% de água. Já o corpo de um idoso é constituído por 50% de água”, remata.

 

+WH: Hidrapower. Conheça a verdadeira importância da água.

 

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