Menu
Inicio Beleza Ácido hialurónico. O segredo para uma pele sempre jovem

Ácido hialurónico. O segredo para uma pele sempre jovem

Ainda não existe a fórmula mágica de juventude, mas para lá caminhamos… pelo menos, a nível de pele. E tudo graças ao ácido hialurónico.

Ácido hialurónico

Se há um conceito no mundo da cosmética que ganha força de dia para dia é o ácido hialurónico.

Trata-se de uma molécula (glicosaminoglicano) que se encontra presente no corpo humano e que, apesar de ter um papel fundamental na constituição de articulação (sendo usado parra tratar artroses, por exemplo), ganha protagonismo devido ao seu poder no processo anti-envelhecimento da pele.

Na prática, a grande eficácia prende-se com a capacidade de regenerar as células, algo que fica comprometido também com a idade.

E não faltam opções cosméticas a venda com este ‘elixir’ de juventude!

Ácido hialurónico. O segredo para uma pele sempre jovem

É durante a juventude e início de vida adulta que a nossa pele apresenta sempre uma luminosidade natural, uma aparência quase imaculada e livre de qualquer sinal de idade.

Mas isso apenas acontece porque é nesta altura em que os níveis de produção e intensidade de ácido hialurónico são melhores.

À medida que os anos vão passando, esta molécula tende a perder intensidade, dando azo a uma maior desidratação e a uma pele mais seca, frágil e flácida.

E é por isso que os produtos anti-idade são cada vez mais frequentes e fazem do ácido hialurónico protagonista, uma vez que é das moléculas mais eficazes a lutar contra o tempo.

Ao aplicar diariamente um creme com este componente – ou com a simples inclusão de uma máscara ou sérum à base de ácido hialurónico – a pele ganha o tão desejado efeito lifting, apresentando uma menor quantidade e intensidade de rugas e uma melhor elasticidade.

Os níveis de hidratação ficam também melhorados, assim como a capacidade da pele se proteger contra os agressores internos – visto que este ácido tem ainda uma ação antioxidante a nível celular e cutâneo.

Apesar de ser usado na formulação de cremes, séruns e máscaras, o ácido hialurónico pode ser ainda administrado por via injetável, funcionando como uma espécie de agente infiltrador dos lábios e rugas.

 

O peso das moléculas

O ácido hialurónico pode ser aplicado de duas formas distintas na pele, dependendo do peso molecular em causa.

Quando se está perante um alto peso molecular, a ação do ácido fica à superfície da pele, dando origem a uma espécie de escudo protetor.

Já quando está em causa um baixo peso molecular, o efeito acaba por ser mais profundo, isto é, mais penetrante e hidratante – sendo, por isso, mais eficaz no combate às rugas existentes.

Ou seja: o alto peso molecular serve para disfarçar e tirar intensidade às rugas, enquanto o baixo peso molecular tem como objetivo prevenir o aparecimento de rugas ou outros sinais de idade.

+WH: Creme de dia vs. Creme de noite. Conhece as diferenças?

Brand Story