Menu
Inicio Uncategorized 6 acessórios essenciais à prática de pilates

6 acessórios essenciais à prática de pilates

António Craveiro volta a explicar toda a história do Pilates.

António Craveiro
6 acessórios essenciais à prática de pilates

Pilates desenvolveu vários acessórios com o objetivo de o auxiliar na sua técnica. Um desses apparatus foi o Magic Circle, também conhecido por círculo mágico, cuja origem remonta aos aros dos barris de cerveja. O mesmo pode ser utilizado em várias partes do corpo, sendo muito eficaz para a criação de conexões, criação de resistência e controlo muscular.

Os pesos (Weigts), utilizados nos exercícios de pilates, normalmente pesam entre 1 a 0,5 quilogramas, e foram desenvolvidos para os exercícios que podem ser executados na parede (Wall Series), no final da cada sessão. Contudo, há outras séries de exercícios que podem ser executados durante a aula.

A parede (The Wall) é normalmente utilizada como um ending (final de aula), tendo como finalidade terminar a sessão, proporcionando ao aluno a noção de uma boa postura vertical.

A Barra 2/4 é um pequeno utensílio que geralmente é utilizado para trabalho do trem inferior, nomeadamente ao nível dos pés. Muitas vezes, quando utilizada, permite que o aluno possua uma boa noção dos apoios pedonal, tão importante na locomoção do dia-a-dia. Também é muito eficiente para trabalho de recuperação.

TV Box é um dos utensílios que mais se utiliza para uma população “mais velha” ou para quem tenha grande dificuldade motora, permitindo um bom apoio do trem inferior. Os exercícios utilizados na mesma irão solicitar outro tipo de grupos musculares que normalmente são ‘descuidados’ em outros aparelhos.

A banda elástica, tem como finalidade o aspeto reabilitador. Digamos que será a primeira linha reabilitadora da cintura escapular e do trabalho de pés. Funcionará como uma mola, permitindo a criação de alguma tensão, mas cuja funcionalidade será mais versátil que a mesma.

Todos os pequenos equipamentos foram concebidos para a realização de diversos movimentos que pudessem trazer benefícios para os praticantes, abrangendo um vasto campo de atuação, como a perspetiva reabilitadora, pós-reabilitação e melhoria da condição física dos alunos.

O especialista

Prof. António Craveiro, Mestre em Ciências do Desporto, Diplomado em Pilates Clássico/Autêntico e em Pilates Clínico

António Craveiro

Brand Story