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É assim que vai acabar com o stress em três tempos

Ansiosa com a aproximação do fim do ano? Leia esta nossa dica e ponha-a em prática já hoje.

O facto de o período entre 2019 e 2020 ter passado a correr e de termos já o pensamento nos objetivos para 2022 trazem uma quantidade de stress adicional, como se ainda precisasse de mais. Mas a solução, que é como quem diz o fim do stress, pode passar justamente por uma boa noite de sono e, quem sabe, um concerto para o seu gato, no chuveiro.

Quanto ao sono em si, ou à falta dele, cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) concluíram que uma noite em branco pode aumentar em cerca de 30% os níveis de stress emocional.

O tipo de sono também tem um papel importante na sua qualidade de vida e até no grau de stress que sente. Por isso, algumas horas de sono profundo – estado em que as oscilações neurais são altamente sincronizadas, além de se registar ainda uma diminuição da pressão arterial – por noite podem acalmar os cérebros mais nervosos.

Antes de dormir (e se ainda tiver muita energia acumulada ou quiser libertar alguma tensão), cantar pode ser uma solução fácil e divertida. Já dizia o velho ditado que ‘quem canta seus males espanta’.Além de ser um antidepressivo natural, quando canta, sente-se mais solta e o organismo liberta endorfinas, as hormonas do bem-estar. Ainda vai haver uma diminuição do cortisol, a hormona do stress, o que ajuda a relaxar. Não é fã do palco? Então, o chuveiro pode ser o seu coliseu privado!

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