Menu
Inicio Beleza É mesmo possível eliminar as cicatrizes de acne?

É mesmo possível eliminar as cicatrizes de acne?

É certo e sabido que nem toda a acne provoca cicatrizes, mas é também certo que há um velho hábito que pode levar a que isso aconteça

É possível eliminar as cicatrizes de acne?

As fotografias que tirámos na adolescência teimam em avivar as memórias passadas que o espelho, por vezes, não deixa esquecer. E o capítulo da acne pode ser bem sombrio; As marcas que dela resultam são das mais intensas e difíceis de aceitar. “Arruínam a autoestima e podem deprimir”, alerta a dermatologista Vera Torres, do Hospital da Cruz vermelha, em Lisboa.

As cicatrizes são as nossas marcas de guerra. no que diz respeito à acne, podem mesmo ser uma marca eterna (mais não seja na nossa mente).

O 80-20

É certo e sabido que nem toda a acne provoca cicatrizes, mas é também certo que há um velho hábito que pode levar a que isso aconteça. E Vera Torres tem uma equação que jamais irá esquecer: 80%-20%. O que é que isto quer dizer? “Na acne escoriada, 80% é culpa da mão [hábito de espremer a espinha] e 20% da acne”. “As pessoas que mexem e remexem na pele” são as mais propensas a ter uma acne “mais deformante e visível”. Mas nem tudo são más notícias.

Diz a especialista que existem atualmente “tratamentos fantásticos e a intervenção dermatológica é quase a 100%”. Algo que permite remover com bastante eficácia as marcas deixadas pela acne, seja ela originária na adolescência ou já na idade adulta. E este último caso é cada vez mais comum e pode aparecer por culpa dos ‘tempos modernos’. Ou seja, stress, da má alimentação e do desequilíbrio hormonal.

Por se tratar de uma patologia hormono-dependente, este capítulo da acne pode necessitar de toda uma reestruturação da história. Tal implica, muitas vezes, “tratar de dentro para fora”, com o recurso a antibióticos, peróxido de benzoílo e reguladores hormonais. A esfoliação, os peelings, o laser fracionado e o preenchimento com ácido hialurónico são as técnicas usadas pelos especialistas.

Mas Ana Nogueira, dermatologista no Hospital São João, no Porto, não esquece a necessidade de prevenção solar. “É de extrema importância para prevenir cicatrizes hiperpigmentadas”, diz a especialista, referindo-se àquelas manchas escuras que contornam a borbulha.

Veja na fotogaleria as sugestões WH de esfoliantes suaves para o rosto. Será a sua arma de prevenção e cuidado.


Leia também:

Entenda e aprenda a cuidar das estrias do seu corpo

Brand Story