
O que falta à sua rotina de beleza? Talvez faltem muitos passos que, embora ainda não saiba, são imprescindíveis à sua pele. Ou talvez não falte nada… o que não significa que esteja com a rotina perfeita.
Descobrir novos produtos, sejam tendência ou não, é a forma ideal de encontrar os passos mais indicados à sua própria rotina. Porque cada rosto é um rosto, com necessidades e cuidados diferentes, nada como experimentar os SEUS produtos. Tentativa e erro.
Mais: se a moda é cíclica, a temática beleza não fica atrás. É sempre tempo para experimentar as novidades de maquilhagem. Vamos a isso?
Percorra as imagens da galeria e conheça o que propomos à sua rotina, de A a Z.
ARGILA: Volta a estar na moda, desta vez vinda de Marrocos, da lava vulcânica de Alas. Chama-se ghassoul ou rhassoul e ainda que tenha passado um tempo em território del hammam, hoje encontra-se na cosmética de luxo do mundo inteiro. A sua melhor vantagem? Uma capacidade de limpeza espetacular, mas suave e rica em nutrientes, como o magnésio, ferro, cálcio, sílica e potássio. Tem um alto poder absorvente, purificante e adstringente e ajuda a eliminar a oleosidade da pele e do cabelo.
BRUMA: Podem ser usadas em qualquer lugar e em qualquer hora para recuperar a pele da desidratação, para proteger do desgaste causado pelo stress diário, sol e fatores ambientais ou para fixar a maquilhagem. A sua água ultrapura e os seus ativos dão à pele um último toque na rotina diária. A água transporta as partículas dos ingredientes ativos até às células dos estratos cutâneos mais profundos, que é onde se tornam mais eficazes. Um autêntico boost de energia à pele!
CLEANSING CONDITIONER: A nova tendência capilar: os condicionadores de limpeza. Na mesma fórmula combinam as propriedades necessárias para uma limpeza eficaz, mas suave, protegendo a película hidrolípidica e melhorando a qualidade da fibra. Ideal para cabelos muito sensibilizados ou sensíveis à lavagem e uma boa alternativa para quem pretende reduzir a frequência de lavagens do cabelo.
DETOX: Numa ‘tendência’ paralela e bem menos extremista que os sumos detox da alimentação, na cosmética estes produtos surgem sob a forma de tónicos ou séruns que prometem acabar com as toxinas que se acumulam no rosto por culpa da poluição e químicos por vezes utilizados.
ESPONJAS: São as novas rainhas da maquilhagem. Usam-se húmidas, aplicam-se com pequenos toques e garantem uma aplicação uniforme, sem criar linhas ou manchas de maquilhagem, resultando num acabamento mais natural e de maior duração. O design em bico espalha bem a base e o corretor em zonas difíceis, como nas asas do nariz, no lacrimal ou no contorno mandibular. Não deixam marcas, são fabricadas sem látex, com materiais que não absorvem a maquilhagem como a espuma hidrófila.
FRUTA DA ÉPOCA: Uma tendência muito Women`s Health. Já não são só os ingredientes dos produtos de beleza que incluem extrato de fruta. Também o seu design apela ao saudável… Healthy é mesmo the New Fashion.
GLITTER TEARS: Que é o mesmo que lágrimas de purpurina. Uma piscadela simpática e sexy para as festas de verão. Mas atenção, sem abusar! Use com uma base natural, quase impercetível. Um conselho para que se torne mais fácil a aplicação: compre uma sombra de olhos num tom nude translúcido com a purpurina incluída. Precisa de inspiração? Fixe-se no look beauty com que brilhou a atriz Elle Fanning no desfile de Saint Laurent em Los Angeles.
HALF BUN: O novo apanhado sensação deste verão. Fica entre um coque e o cabelo solto e é muito fácil de fazer. Com a ponta dos dedos, comece por espalhar pelo cabelo um produto texturizante. Apanhe uma parte de cabelo de cima como se formasse um V e faça um rabo-de-cavalo com um elástico. Depois prenda-o em torno do elástico com a ajuda de alguns ganchos. Para finalizar, deixe cair algumas pontas soltas atrás ou à frente para ficar com um ar mais irregular.
ÍNDIGO: Impõe-se usar nos olhos, diz Chanel. E quando Chanel diz, nós obedecemos. Também vimos esta tendência noutros desfiles, como no de Marc Jacobs. Há um ponto em comum: os traços de sombra são descuidados, pincelados, como que vinda de uma after party. Atreve-se?
LÍQUIDO: De fácil aplicação, acabamento impecável e extrema duração são as suas maiores vantagens. Para além disso, como contêm óleos são melhores para a pele dos lábios porque evitam que ressequem. Há para todos os gostos: desde os mate de efeito aveludado, até aos ultrabrilhantes
MÃOS E PÉS DE PRINCESA: O regresso da manicure francesa. Não porcelanosas e antiquadas, mas sim vibrantes, luminosas, irregulares e cheias de cor! Já as vimos nos desfiles de Cushnie et Ochs, Monique Lhuillier, Tome, Jonathan Simkhai, Tibi, Francesca Liberatore e Veronica Beard. Mas este regresso não se destina apenas às mãos, a novidade é que a tendência chegou até aos pés. Para quem jurava a pés juntos nunca mais a usar… pense duas vezes!
NOVENTA: Esta década regressa mais forte que nunca. Não só no que diz respeito à moda, mas também à maquilhagem. Voltámos a ver o delineado interno do olho, ou seja, o risco negro na linha de água como no look de Emilio Pucci para primavera – verão 2016. Também regressam os lábios em castanho de todas as tonalidades, desde a canela ao chocolate, tudo volta a usar-se. Em textura mate ou com extra de gloss. O desfile de Burberry Prorsum de primavera-verão 2016 é um exemplo disso. Os 90 voltaram definitivamente.
OVAL: É a forma dos novos pincéis de maquilhagem que mais parecem escovas. A sua grande vantagem é a suavidade que confere um acabamento liso, sem marcas. A sua cabeça tem umas fibras finas, distribuídas de modo uniforme, num conjunto mais denso do que já conhecíamos. As da M.A.C., Aryis ou ByTerry têm entre três e dez vezes mais fibras do que as convencionais, o que proporciona uma aplicação mais suave e uma cobertura mais perfeita e natural. E como se não bastasse, são flexíveis e o seu desenho curvo permite uma maior adaptabilidade aos contornos do rosto.
PODER VEGETAL: A Ciência e a Natureza estão cada vez mais de mãos dadas. O conhecimento dos benefícios que os ingredientes naturais trazem à pele e a consciencialização da importância de respeitar a Natureza, criando o menor impacto ambiental possível, é algo já muito presente em algumas marcas de beleza. Das algas, raízes, sementes, frutos e plantas extraem-se células que se destacam pelas suas propriedades regenerativas, sendo já bem signifi cativos os seus efeitos ao nível da reparação de danos no tecido cutâneo e na prevenção do envelhecimento precoce da pele.
RETINOL NO VERÃO: Cada vez mais surgem fórmulas com retinol que integram SPF altos e formulações específicas que permitem usar-se em dias de sol.
SABONETE: Barra de sabonete de toda a vida. Esta tendência, entre o hipster e o ultrafeminino, transformou os nossos kits de beleza. E a prova disso é o regresso do sabonete artesanal às banheiras e lavatórios. Para o corpo, mas também para a cara, pelas suas vantagens mais que provadas: há com óleo e manteiga corporais, e ao mesmo tempo que limpa, a pele vai absorvendo as propriedades dos ingredientes. Como não contém químicos, parabenos, colorantes, sulfatos, aditivos, nem nada artifi cial não ressecam a cútis. Adoramos!
UV NO CABELO: A radiação ultravioleta altera as proteínas do cabelo, desidratando-o e fragilizando-o. Para evitar isso, proteja-o com um chapéu e com produtos emolientes que reestruturem a fibra. A radiação combinada com o sol, salitre e cloro são uma mistura explosiva para o cabelo. Os cabelos porosos são os que mais sofrem, aos louros oxida a cor e os ruivos são muito sensíveis à perda de tom. Se quer preservar o seu cabelo, siga este ritual: envolva o cabelo numa máscara para hidratar o cabelo da raiz às pontas, lave com um champô nutritivo que feche a cutícula e não estrague a cor e como toque final, umas gotas de óleo sobre o cabelo húmido para evitar ficar seco e baço e recuperar o brilho.
VITAMINA D: Mas quando é que o sol deixou de estra na moda? Este ‘complemento’ da rotina de beleza é tão essencial quanto limitado, por questões de saúde. Nada como complementá-lo com os protetores solares mais indicados ao seu tipo de pele e investir numa linha que inclua produtos específicos para rosto, corpo e cabelo.
XXL HAIR: Voltam as extensões! Mas fique tranquila, as novas extensões não se embaraçam por muito que transpire. Fazem-se com cabelo natural, com sistemas de suporte que danificam menos a estrutura e inclusivamente à medida. As melhores extensões são adesivas, de uns três centímetros e de cabelo natural. Há umas em que a cutícula vai selada numa única direção, o que faz com que o cabelo não se embarace. Para além disso não são lisas, têm forma e vão-se adaptando ao próprio cabelo. Normalmente é preciso subi-las a cada três meses. Bem cuidadas, podem durar oito meses
W WHISKING: As especialistas em beleza mais preguiçosas estão a atravessar um bom momento. Esta técnica promete melhores resultados e poupa tempo na hora de usar os produtos. Porque se chama whisk? Porque significa bater ou misturar, como fazemos na culinária, mas desta vez com cosméticos, a fi m de criar emulsões que fundem as funções de cada um deles. Alguns exemplos do que pode misturar são o primer e a base de maquilhagem, para conseguir uma cobertura mais subtil, o contorno e iluminador, para uma luminosidade discreta e hidratação completa, o óleo com o condicionador de cabelo para selar a cutícula e agilizar o brushing, o sérum de retinol e óleo facial para evitar a irritação ou o esfoliante corporal com o hidratante para combater a pele seca... São muitas as combinações.
Leia também: