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A rotina para tonificar o corpo e o coração

Quantas de nós descuram o tal essencial acompanhamento do ritmo cardíaco? Aprenda a treinar a vários níveis e estimule o seu coração.

cintura

 

Que estar em forma é uma questão de saúde, não é novidade para ninguém. Mas quantas entre as que fazem do exercício físico uma rotina têm especial atenção ao coração?

Hoje em dia, não há desculpas. São muitas as opções no mercado que ajuda a monitorizar a frequência cardíaca. Neste artigo, explicamos tudo o que precisa de saber sobre o seu coração, em especial no momento do treino.

Agora, é altura de perceber como se pode exercitar por níveis:
  1. Comece por calcular a frequência cardíaca (FC) máxima. Só tem de recorrer ao seguinte cálculo: FC máx = 208 – (0,7 x idade)
  2. Agora, calcule a sua FC em repouso. Para tal, meça o pulso durante três manhãs e faça uma média
  3. De seguida, passemos à percentagem. Agora que tem a FC máxima e a FC em repouso, calcule as pulsações que deve manter em cada zona de treino. Para tal, siga a fórmula: % desejada x (FC máx – FC em repouso) + FC em repouso
Para perceber melhor em que consiste cada zona de treino, eis exemplos mais práticos:
  • Intensidade moderada: 70 a 80%. Começa a transpirar e não consegue manter uma conversa durante o exercício
  • Intensidade intensa: 80 a 90%. Suor mais intenso e coração começa a acelerar
  • Intensidade máxima: 90 a 100%. Sente que o coração vai sair pela boca.

Vamos entrar em ação? A nossa proposta ilustra-se com uma rotina que a vai ajudar a tonificar o corpo e a conhecer melhor o seu coração. Só precisa de halteres (entre os 8 e os 20kg), TXR e pesos (de 3 a 8kg). A escolha do peso depende apenas se si e os exercícios que lhe propomos podem ser feitos em qualquer lugar.

Por fim, percorra as imagens da galeria e dê ao seu coração o que ele precisa!


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