Menu
Inicio Opinião A recompensa

A recompensa

A recompensa
Erriko Boccia via Unsplash
Mafalda Almeida

Por: Mafalda Almeida Executive Coach & Mentor

Raramente celebramos e nos recompensamos por aquilo que corre bem na nossa vida, e pelas nossas conquistas.

Raramente transmitimos a mensagem de que somos merecedores/as de tudo o que surge de bom, e de tudo o que de fantástico ainda está para vir.

Temos, então, o hábito de nos massacrarmos sempre que algo não corre como o esperado, e de “bater na mesma tecla” (desafinada…) tantas e quantas vezes conseguimos. Aqui ganhamos desgaste da nossa autoestima, arrasamos com a nossa confiança, e acima de tudo, trabalhamos um contexto de tristeza e desânimo.

A verdade é que o nosso cérebro mais “primitivo”está programado para isto: para identificar a escassez em tudo.

Podemos e devemos reverter esta tendência natural, insistindo na celebração das pequenas conquistas, e na recompensa por aquilo que nos corre bem. Sim, somos seres esforçados, e por isso merecemos o melhor. Mais ainda nesta fase que estamos a atravessar. É extremamente necessário recordar que existem coisas boas e razões para sorrir e celebrar. Desta forma, estamos a reforçar a Nossa autoestima, e como consequência, estamos a trabalhar a nossa vontade e coragem para entrar em acção rumo aos nossos objectivos. Faz sentidopara si?

Consegue enumerar 100 conquistas suas ao longo da sua vida? Aconselho vivamente a realização deste exercício, para que se consiga recordar da pessoa maravilhosa que é. Tenhoa certeza que a finalização deste exercício vai ter um alto impacto na sua autoestima. Dedique algum tempo a si, ao seu futuro, e recorde o seu passado e tudo o que já conseguiu até hoje. Estou disponível para receber as suas partilhas e conclusões!

Se deseja atrair mais sucessos e mais coisas boas, deverá treinar o seu cérebro para o desenvolvimento de pensamentos predominantemente positivos.

O meu desafio para hoje, e para as próximas semanas é só um: celebre as mais pequenas conquistas. Conseguiu perder 200 gramas no treino de hoje? Faça uma festa. Enviou uma candidatura para um novo cargo ou emprego e conseguiu ir a entrevista? Excelente! Espero que celebre!

Recompense a pessoa maravilhosa que você é, a sua capacidade de resiliência, a sua coragem. Obrigue a sua mente a focar-se nas coisas boas, no positivo, naquilo que é abundante e que nos faz felizes.

 

Mafalda Almeida Executive Coach & Mentor | CEO @ Rising Academy | HR Board Advisor | Speaker | Corporate Trainer | Author | DISC Analyst | Emotional Intelligence [email protected]

Outros Artigos


Outros Conteúdos GMG

Brand Story