Menu
Inicio Perder Peso A motivação de Ana para perder 12kg? A sua própria exigência

A motivação de Ana para perder 12kg? A sua própria exigência

Ana Luís é o exemplo de mulher que é mais feliz a treinar, mas desengane-se quem achar que a sua proximidade ao exercício físico existe desde sempre…

Ana Luís

É possível que o nome Ana Luís (e os seus abs) não lhe sejam estranhos. Ana é uma das finalistas a FitGirl2019, a concorrente que passou diretamente à final graças aos votos das nossas leitoras.

Com o físico que apresenta, e estilo de vida saudável que partilha nas redes sociais, não é difícil ver a nossa finalista de 27 anos como uma mulher que é mais feliz a treinar. E de facto, hoje esta é a sua realidade. “Acordo muitas vezes de madrugada para fazer um treino de cardio sempre com boa disposição e vontade de querer mais e melhor, e volto ao final do dia outra vez para um treino mais personalizado”, conta-nos.

Mas nem sempre foi assim

A sua motivação foi crescendo de mãos dadas com a dedicação e prazer de aprender, algo que procura na experiencia de outros bem como de críticas construtivas que recebe face a treinos e alimentação. Mas desengane-se quem achar que esta proximidade à atividade física existe desde sempre. Enquanto adolescente, Ana não se preocupava com aquilo que comia nem com a necessidade de treinar – nenhum desporto a cativava. Com tal postura e um período de seis meses a estudar no Canadá, chegou aos 62kg e a uma imagem que a deixava insegura e complexada, face à comparação que fazia com mulheres da mesma idade.

“Decidi que estava na altura de mudar e foquei-me nesse objetivo”, conta à Women’s Health.

Nesta altura (estávamos em 2014), o CrossFit era tendência. “E por ser uma modalidade tão diferente do que conhecia, dei uma oportunidade”. Este foi o começo de um novo estilo de vida para Ana que durante três anos. Foi neste período que mais adaptou a sua alimentação e conseguiu perder mais volume.

Chegava assim a altura de mudar de estratégia de treino, para ganhar massa muscular e tonificar o corpo. Uma mudança que conseguiu no ginásio, numa fase que admite ter sido a mais difícil, a da manutenção. “Tenho uma facilidade enorme em ganhar peso por isso é que tenho tantos cuidados. Sou muito focada e exigente comigo própria e acabei por ser a minha própria motivação”, conta à Women’s Health.

Certa, de que a motivação é também um processo que se constrói com o tempo, Ana sabe que os resultados são os nossos maiores motivadores. “Hoje sinto me completamente diferente, sou apaixonada por este estilo de vida e tenho um prazer enorme em preparar as minhas rotinas”, admite.

Certa de que a sua máxima na vida possa ser vista como cliché, principalmente para quem não está envolvido no mundo do fitness, sabe que “somos capazes de conseguir tudo o que queremos. Basta acreditar, ter força de vontade e trabalhar para isso. É isto que faço todos os dias, sem desculpas e sem medos”, reconhece ao apontar todos os cuidados que tem. “A alimentação é sem dúvida o passo mais importante, mas a gestão de tempo para os treinos é fundamental!”

Quem diria que a Ana Luís de hoje, que sente um prazer enorme em preparar as suas rotinas de treinos, há seis anos nem pensava em desporto por achar que nenhuma modalidade a interessava?

Brand Story