
Pode estar na onda de deixar os seus pelos ao natural ou pode estar a passar ainda mais tempo na sua rotina de beleza e cuidados com a pele neste momento. Mas se estiver a jogar pelo seguro e a saltar as consultas de depilação com cera, é provável que a depilação em casa seja o seu caminho para uma pele suave.
O único problema é que os solavancos, os pêlos encravados e a pele vermelha irritada parecem ser apenas parte do pacote quando se trata de fazer a depilação na zona da virilha. Rapar a linha do biquíni dá muito trabalho, e pode definitivamente irritar a sua pele se não for feito em segurança, por isso há algumas coisas que deve saber antes que a lâmina esteja na sua mão.
É seguro rapar a linha do biquíni?
Antes de mais, remover pelos em qualquer parte do corpo é uma decisão sua – não dê ouvidos a ninguém que lhe diga o contrário, ou se sinta pressionada a depilar. Se optar por depilar a linha do biquíni, poderá ter de enfrentar tanto pelos encravados como irritações de pele e comichão.
Os pelos encravados formam-se quando os pelos, recém-rapados, perfuram e crescem na pele circundante. Então, a pele tem uma reação a esses pelos e pode ficar vermelha como resultado. Pode também sofrer queimaduras após a depilação, que é basicamente quando a lâmina remove a camada superior da pele macia, permitindo a entrada de bactérias que formam inchaços vermelhos na pele inflamada.
No entanto, muitas pessoas (45% num inquérito de 2016 relatam que rapam os pelos antes das férias, e 55″ disseram que rapam os pelos antes do sexo) que removem os pelos púbicos usam uma lâmina de barbear, o que é não é mau para a sua pele, desde que tenha cuidado. Para evitar erupções cutâneas e irritação, só deve depilar-se com uma lâmina limpa e afiada. Para além disso, hidratar e cuidar da pele antes e depois de fazer a depilação, pode evitar irritações da pele.
1. Invista numa boa lâmina para a linha do biquíni
Escolher a lâmina certa é o primeiro passo para garantir que a linha do biquíni está suave e sem solavancos. A escolha de uma lâmina firme e resistente com tiras calmantes fará uma enorme diferença. Embora as descartáveis sejam ótimas para uso em viagem e possam fazer o trabalho, são rotuladas como “descartáveis” por uma razão. Não estão destinadas a ser usadas durante um mês.
Ou, há a opção de navalhas de segurança de aço inoxidável de lâmina única, que se tornaram populares especialmente para reduzir o desperdício de plástico. Acredite ou não, elas são tão seguras como uma lâmina de barbear de plástico normal para a sua pele, mesmo para a linha do biquíni. Com apenas um passo, remove completamente os pelos. Há menos trauma na superfície da pele, e os pelos são cortados de forma brusca, diminuindo o risco de pelos encravados.

2. Prepare-se para evitar pelos encravados na linha do biquíni
Antes de depilar a zona do biquíni, passe cerca de 10 minutos em água quente primeiro. Isto ajudará a amaciar a camada exterior da sua pele, facilitando a remoção do pelo (e diminuindo as hipóteses de ter queimaduras da lâmina). Após os 10 minutos, seque a pele para remover qualquer excesso de água.

Uma vez limpa e seca a linha do biquíni, faça uma esfoliação ligeira com um pano húmido ou um esfoliante para remover células mortas da pele.

3. Não se esqueça do creme depilatório
Pode-se pensar que este acessório é apenas um componente de tato e cheiro para o processo, mas é muito mais do que isso. Quando faz a depilação, também se está a rapar a pele. Se não usar creme suficiente para criar um deslizamento eficaz, irá abrir ligeiramente a sua pele, deixando-a irritada.
E à semelhança daquela máquina de barbear de qualidade que é suposto comprar, não se limite a procurar um creme depilatório aleatório e barato. Use um gel de boa qualidade com uma pequena lista de ingredientes hidratantes, como manteiga de carité, azeite, e óleo de coco.
Aplique uma camada muito fina apenas na área que necessita de ser depilada para que possa ver a pele e a haste do cabelo por baixo.

4. Preste atenção à direção do pelo
As pessoas têm muitas opiniões sobre se se deve depilar para cima ou para baixo na linha do biquíni, e a direção em que se depila é importante. Fazê-lo em direções diferentes com a sua lâmina faz cortes e subsequentemente pelos encravados mais prováveis. Faça a depilação numa direção – na do crescimento do pelo.
5. Acalme a sua pele depois de depilar a linha do biquíni
Lave assim que pousar a lâmina e mantenha uma compressa fria na área durante 10 minutos para evitar irritação. Aplique um creme anti-vermelhidão (de preferência sem perfume) para reduzir ainda mais as suas hipóteses de sofrer queimaduras da lâmina.

6. Hidrate
É importante hidratar sempre após fazer a depilação. Aplique um hidratante sem perfume e sem álcool em ambos os lados da linha do biquíni para fixar a humidade e evitar a secagem excessiva, o que leva a mais irritação.
7. Limpe a lâmina
Depois de fazer a depilação, certifique-se de higienizar a sua lâminas com álcool e água quente ou morna. Guarde a lâmina num local limpo e seco para que não apanhe bactérias. Se a sua lâmina estiver enferrujada e a tiver usado durante algum tempo, deite-a fora.