Menu
Inicio Sexo A forma como faz conchinha pode dizer isto sobre a sua relação

A forma como faz conchinha pode dizer isto sobre a sua relação

De costas, de mãos dadas… qual é a sua posição em conchinha preferida?

“O toque físico é uma necessidade humana básica que promove vínculo, apego e conexão”, diz à Women’s Health dos Estados Unidos, Sarah Hunter Murray, médica, investigadora de sexo e terapeuta de relacionamento. “Este fenómeno começa logo quando nascemos com o contacto da pele entre o bebé e o seu cuidador. Embora o toque físico possa parecer diferente à medida que envelhecemos, esta necessidade existe por toda a nossa vida.”

Claro que para algumas pessoas ser um travesseiro humano é algo desconfortável e está tudo bem com isso. Mas para aqueles que dormem melhor enrolados no outro, veja o que cada posição pode dizer sobre o seu relacionamento.

O que significa a sua posição de conchinha

A sua linguagem corporal diz muito mais sobre si do que pensa, mesmo quando está a dormir. A forma como os casais se posicionam na cama pode “mostrar como é que se apoiam um ao outro e como estão confortáveis com a proximidade e a intimidade”, diz a especialista em relacionamentos Jane Greer.

Em forma de colher

dormir em conchinha - em forma de colher
WOMEN’S HEALTH

Esta posição pode significar que o casal está normalmente de acordo. Greer diz que os casais que se juntam estão a “fundir os seus corpos num só e, por isso, é provável que apreciem as mesmas coisas”. “Há até uma certa semelhança entre este tipo de casal”, acrescenta.

Cabeça no peito

Esta posição “pode mostrar como a pessoa se sente muito segura nos braços do parceiro”, explica Greer. “Eles sentem que o seu parceiro pode apoiá-los física e emocionalmente”, diz.

Costas com costas

Esta reflete um respeito mútuo. Cada um de vocês está confortável separado e consciente do espaço do outro, mas mesmo assim estão lá um para o outro. “Quer tocar, mas não ao ponto de se sentir demasiado envolvido”, ou como se estivesse a sacrificar o seu próprio conforto pelo outro.

Perna entrelaçada

WOMEN’S HEALTH

Embora ainda cada um tenha o seu espaço, anseiam por uma ligação, refere Greer.

Abraço cara-a-cara

Greer diz que abraçar enquanto se dorme significa que estamos “muito dentro um do outro” e isso não tem necessariamente de desaparecer. Casais que fazem isto “não querem perder nenhum momento.” Podem partilhar comida, assuntos pessoais e detalhes íntimos um com o outro.

Braço por cima das costas do outro

WOMEN’S HEALTH

Esta posição diz “eu apoio-te”, explica Greer. A pessoa que coloca o braço está a comunicar um entendimento de que o seu parceiro pode sentir-se negligenciado ou precisa de apoio.

Lados opostos

Se perceber que o seu parceiro foi subitamente para o outro lado da cama, isto pode significar que estão “muito menos confortáveis com o afeto físico e o toque” e pode querer sinalizar um problema.

Mas se é algo que ocorre habitualmente, significa apenas que está confiante na relação e não precisa de “espaço partilhado”, diz Greer.

Mãos dadas

WOMEN’S HEALTH

De acordo com Greer, dormir desta forma significa que você e o seu parceiro querem manter-se conectados. Trata-se de “se sentirem seguros por estarem a agarrar-se um ao outro”.

Distâncias diferentes da cabeceira

Dorme com a cabeça perto da cabeceira, enquanto o seu parceiro dorme enrolado no meio da cama? “Isto é um reflexo das vossas preferências individuais”, diz Greer. O facto destas preferências não estarem alinhadas não quer dizer que o seu parceiro não a queira por perto. No entanto, se tem sentido que o outro está distante, isto pode ser uma pista de que algo não está bem.

Brand Story