Menu
Inicio Treino A Fit Girl responde: Como devo respirar durante o exercício físico?

A Fit Girl responde: Como devo respirar durante o exercício físico?

Carmen Consiglieri, Fit Girl Oficial WH e Personal Trainer, responde às duvidas colocadas pelas nossas leitoras.

“É importante que melhore a resistência cardiorrespiratória, para isso aconselho treinos com distâncias curtas de corrida alternadas com caminhada. Por exemplo, alterne 2 ou 3 minutos de corrida com 1 minuto de caminhada. Estes picos de intensidade ajudarão a aumentar a sua resistência ao esforço”, explica Carmen.

Relativamente à forma como respira, a especialista diz que deve realizar a respiração diafragmática (pela barriga), inspirando pelo nariz e expirando pela boca. A inspiração deve ser prolongada (inspire tanto ou mais ar do que aquele que expira).

“Durante o esforço, é comum realizarmos a respiração torácica (pelo peito) e, desta forma, não enchemos o diafragma de ar, o que nos leva a expirar de forma repetitiva ou até mesmo hiperventilar, o que pode originar um elevando nível de cansaço resultando em tonturas, mau estar, sensação de desmaio ou dor de burro. Respire pela barriga como se fosse um balão que enche quando inspira pelo nariz e esvazia quando expira pela boca”, acrescenta.

Brand Story