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A dieta de Serena Williams: saiba o que come a tenista num dia

“Vejo a comida como um complemento, não como a minha vida”, explica a tenista à Women’s Health.

Serena Williams

Quando se trata de ganhar jogos de ténis, há uma mulher cujo nome é sinónimo de sucesso neste desporto: Serena Williams. Com um total de 39 títulos do Grand Slam, é uma das tenistas mais condecoradas de todos os tempos.

Atingir este estatuto requer obviamente anos e anos de prática e melhoria, mas também há muitos outros fatores que entram em jogo: o equipamento certo, a equipa certa e, acima de tudo, a dieta certa.

Serena considera a comida como combustível. “A minha filosofia é comer para viver. Não viver para comer”, disse à edição norte-americana da Women’s Health durante um evento de videojogos da Nintendo. “Quero ter um estilo de vida saudável como muitos vegetais e alimentos à base de plantas ultimamente, apenas coisas saudáveis”.

Ela diz que esta filosofia lhe permite ver a comida como um complemento e não basear toda a sua vida nela. “Preciso dela para sobreviver. E é difícil, porque eu definitivamente adoro petiscar, mas isto é o que eu quero. Estes são os meus objetivos”.

Embora tenha acesso a uma variedade de refeições prontas que a ajudam a cumprir esses objetivos saudáveis, Serena também não se importa de entrar na cozinha quando pode. “Eu adoro cozinhar. Não tenho muito tempo para o fazer, mas adoro cozinhar e é algo que me relaxa”.

Por isso, caso se esteja a perguntar o que é que Serena Williams come no dia-a-dia, aqui está o menu diário dela.

Pequeno-almoço

Embora Serena goste de seguir uma dieta à base de plantas, ela ocasionalmente come ovos de manhã. Mas não é uma pessoa que come o pequeno-almoço com frequência.

“Raramente tomo o pequeno-almoço porque me esqueço ou vou correr. E depois vou fazer exercício”. Prefere esperar até ter fome para fazer a primeira refeição do dia. E para ela, esse momento costuma ser por volta do meio-dia. “Quando saio da cama de manhã, não tenho fome”.

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Almoço

Depende do que se sente nesse dia, mas a sua refeição do meio-dia geralmente inclui vegetais e proteínas. “No outro dia comi um hambúrguer de feijão. Antes desta entrevista comi um burrito de feijão sem glúten”, conta Serena.

No entanto, há duas coisas que não encontrará no seu prato: carne de vaca e abacates. Também nunca gostou.

Jantar

O que ela come ao jantar também depende de como ela e a sua família se sentem, mas ela é fã de tacos às terças-feiras. E recorre às redes sociais para planear as suas refeições. “Sou inspirada pelo que vejo no Instagram”.

O que come antes do treino?

Quando se trata de reunir força antes dos jogos, o que faz é carregar em hidratos de carbono na noite anterior com alimentos como arroz ou massa.

“A única altura em que como massa é quando estou a jogar ou a treinar. Normalmente, nunca me vão ver a comer massa de outra forma”

A dieta de Serena tem uma personalidade própria. “Posso ter o mesmo smoothie durante seis meses”, diz. “E depois vou ficar farta durante seis meses e depois volto a tomá-lo diariamente. A minha dieta é muito mutável”.

No entanto, pouco antes dos jogos, ela tem um prato de referência. “Costumo comer muitos vegetais antes de jogar e depois fruta, e um pouco de hidratos de carbono e algum tipo de proteína. Eu tento incorporar todos os grupos de alimentos num prato.

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