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9 superalimentos para cuidar do cabelo em casa

Incluir os alimentos certos na alimentação provocará grandes mudanças no seu cabelo.

Estes erros estão a tirar a densidade do seu cabelo

No verão, eis que aparece uma velha questão: a queda de cabelo. É nesta época que o cabelo sofre. O cabelo passa por um processo de renovação, onde notamos uma queda de cabelo superior ao habitual. Não se trata de algo alarmante, faz parte do ciclo natural do cabelo, mas isso não significa que não podemos tomar medidas para prevenir uma queda acentuada.

Não se trata apenas de usar produtos idóneos ou de seguir uma rotina correta de lavagem, mas também de seguir uma alimentação adequada. “Do mesmo modo que grande parte da sociedade é conhecedora de que os maus hábitos alimentares e o stress são prejudiciais para a saúde do cabelo (que pode chegar a provocar a sua queda) pode-se fortalecer os fios incluindo na alimentação alguns dos superalimentos da época”, explica o médico Javier Pedraz, também diretor na clínica Insparya, em Madrid (Espanha).

O especialista destaca nove superalimentos que, ao serem incorporados na dieta, conseguem oferecer os nutrientes (proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais) que o cabelo necessita.

Tome nota do que vai trazer força, brilho e vitalidade ao seu cabelo.

Salmão: É um dos pescados mais ricos em proteína, além de que tem vitamina D e ácidos gordos essenciais (ómega 3), o que resulta numa grande ajuda para um correto crescimento do cabelo ao mesmo tempo que permite um fortalecimento do couro cabeludo.

 

Lentilhas: Com alto teor de zinco, magnésio e biotina, permitem conseguir uma saúde capilar equilibrada.

 

Arroz: É aconselhável que opte pelo basmati, integral ou vaporizado, já que estas variedades contêm um alto nível de vitaminas do grupo B, que fortalecem o crescimento celular, fazendo com que as células capilares cresçam mais fortes e em maior quantidade.

 

Ovos: São uma fonte de proteína de alto valor biológico e ricos em biotina. É um alimento de extrema importância para o crescimento do cabelo, já que a biotina favorece um cabelo mais forte e saudável.

 

Cenoura: A sua principal vantagem é o caroteno, um nutriente que favorece a saúde da pele e das membranas dos tecidos. Quanto mais consumimos, melhor será a prevenção da caspa e da queda de cabelo.

 

Espinafres: Aportam uma grande quantidade de nutrientes como a vitamina A e C, o zinco e o ferro.

 

Aveia: É benéfica principalmente pelo seu teor de silício, componente fundamental da queratina, nutriente importante para o esqueleto do nosso cabelo.

 

Abacate: Ao ser rico em vitamina E, cuja suplementação se associa à boa saúde capilar, este alimento é importante para um cabelo são e resistente. Também é rico em ácidos gordos essenciais e, como tal, atua como estímulo para o crescimento celular.

 

Nozes: Os frutos secos são efetivamente um alimento a ter em conta na dieta habitual por terem um poder anti-inflamatório. Falando das nozes em concreto, são ricas em vitamina E, vitamina B, zinco e ácidos gordos essenciais, tudo o que precisa para um crescimento saudável do cabelo.

 

Artigo via Women’s Health Espanha

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