Menu
Inicio Living 9 sinais que comprovam se está a lidar com um narcisista

9 sinais que comprovam se está a lidar com um narcisista

Quando é que o egocentrismo cruza a linha do transtorno de personalidade narcisista? Fique atenta a estas red flags.

narcisista

Todos nós já usamos a palavra “narcisista” para descrever alguém egocêntrico, especialmente quando se trata de relacionamentos – sejam eles românticos, familiares, no local de trabalho e até em amizades. Talvez o tenha usado para descrever um ex que colocava constantemente as suas próprias necessidades e desejos acima das do outro. Ou talvez para um chefe que está sempre a interromper nas reuniões para se dar crédito a si mesmo pelas suas realizações.

Mas como é que um verdadeiro narcisista (alguém com transtorno de personalidade narcisista) realmente se parece? Especialistas estimam que até 5% da população tem esse transtorno de personalidade. Pesquisas mostram que os homens tendem a ter o transtorno mais comummente do que as mulheres.

O que é um narcisista?

Nem todas as pessoas egocêntricas que conhece são verdadeiras narcisistas. Mas existem marcas registadas do transtorno de personalidade que pode identificar. “Um narcisista, por definição, é alguém com um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia”, diz Cory Newman, psicólogo e professor de psicologia da Perelman School of Medicine da Universidade, Pensilvânia.

É difícil dizer o que exatamente causa o transtorno de personalidade narcisista, mas tanto a genética quanto a educação provavelmente desempenham um papel relevante. “Até certo ponto, as personalidades são herdadas”, diz Newman. “Mas se alguém foi super indulgente; sempre ouviu que era especial ou melhor que as outras crianças; nunca foi limitado em nada, provavelmente a educação contribuiu para tal transtorno.” No outro extremo do espetro, alguns investigadores sugerem que a negligência dos pais também pode contribuir para o narcisismo.

Como lidar com um narcisista

É melhor tê-los no radar, se possível. “Se trabalha com algum narcisista ou conhece alguém com este transtorno, apenas afaste-se silenciosamente sem deixar óbvio que o está a evitar”, diz Newman. “Nas conversas, deixe a pessoa narcisista tenha a última palavra, porque se não o fizer, tal pode se transformar numa discussão.”

Já se suspeitar que um membro da família possa ter o transtorno de personalidade, o afastamento provavelmente não será uma estratégia eficaz. Ainda assim, deve estabelecer limites claros e explícitos e cumpri-los. É importante estabelecer limites.

Sinais de que alguém é um narcisista

Se a definição ampla de transtorno de personalidade narcisista soa assustadoramente familiar, não tire conclusões precipitadas sobre alguém que conhece (ou de si mesmo). Um verdadeiro narcisista, de acordo com o manual de diagnóstico da American Psychiatric Association (DSM-5), exibirá cinco ou mais das seguintes características.

  1. Um narcisista tem um senso exagerado de autoimportância

“As pessoas com NPD querem ser reconhecidas como superiores sem as conquistas necessárias que acompanham este feito”, diz Newman. Um narcisista superestima as suas habilidades ao mesmo tempo em que desvaloriza as contribuições dos outros, e pode parecer surpreso quando não recebe o elogio que sente que merece. Muitas vezes, se não conseguem alcançar o nível de sucesso que esperam, encontram maneira de culpar outras pessoas ou a sociedade, mas nunca se culpabilizam.

  1. Um narcisista acredita que é especial ou único

Não há problema em pensar que é um pouco especial. Mas os narcisistas levam isso ao extremo. Acreditam que são tão especiais que só podem ser compreendidas por outras pessoas que consideram especiais. É por isso que procuram cercar-se apenas de pessoas que acreditam ser as melhores. Isso se estende até mesmo aos médicos por quem estão dispostos a serem examinados.

  1. Um narcisista requer admiração excessiva

Apesar de que os narcisistas agirem com orgulho e excesso de confiança, a sua autoestima pode ser bastante frágil. Eles tendem a preocupar-se com a forma como são percebidos e sentem-se desapontados quando não recebem elogios. Isso pode ser particularmente verdadeiro em relacionamentos românticos. “Os narcisistas amam ser idolatrados”, diz Newman. “Eles parecem adoráveis ​​e maravilhosos e enchem o parceiro de atenção até que o outro se afirme. A partir daí, demonstram um lado até então omitido. E é assustador.”

  1. Um narcisista tem um senso de direito

“…um grande senso de direito”, diz Newman. Os narcisistas geralmente acreditam que as regras não se aplicam a eles. Eles também são o tipo de pessoa que farão com que os outros se rebaixem por eles, sem mostrar qualquer apreço pela gentileza do próximo. “Pode planear um evento inteiro em torno da agenda dessa pessoa e então depois talvez nem apareça”, diz Newman.

  1. Um narcisista não tem empatia

Os narcisistas são incapazes de simpatizar com as lutas ou dor dos outros. “Às vezes, uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista pode parecer totalmente razoável… até dizer algo escandalosamente insensível”, diz Newman. Por outro lado, os narcisistas costumam falar longamente sobre os seus problemas e acreditam que as pessoas devem importar-se genuinamente com os mesmos.

  1. Um narcisista tem inveja dos outros e acredita que os outros têm inveja deles

Os narcisistas estão constantemente a comparar-se com os outros, especialmente pessoas muito bem-sucedidas, o que pode desencadear sentimentos de inveja. “E se eles alcançam algum tipo de sucesso, gostam de pensar que os outros o invejam”, diz Newman.

  1. Um narcisista comporta-se de maneira arrogante

Já foi a um encontro com alguém que pediu a garrafa de vinho mais cara do menu, agiu de forma muito doce e consigo, mas foi completamente rude com o empregado de mesa? Agir de forma arrogante ou snobe enquanto reclama da estupidez dos outros a quem se sente superior é outra bandeira vermelha para o narcisismo.

  1. Um narcisista está preocupado com fantasias de sucesso e com o companheiro perfeito

Os narcisistas podem desejar excessivamente alcançar poder, sucesso e respeito de outras pessoas poderosas. Tal pode desempenhar um papel na forma como eles escolhem um parceiro romântico: pesquisas mostram que os narcisistas dão mais importância à atratividade física e ao status do que aos traços de personalidade, como bondade ou compaixão. Isso ocorre, em parte, porque quando o seu parceiro “troféu” parece bem, tal eleva a sua própria imagem.

  1. Um narcisista aproveita-se dos outros

O senso de direito de um narcisista e a sua falta de empatia leva-os a tirar vantagem dos outros em seu benefício. Esta é uma razão pela qual os narcisistas podem ser terríveis para se trabalhar, diz Newman. Se tem um chefe narcisista, eles podem acabar consigo sem lhe dar o respeito ou a compensação que merece.

Brand Story