Vai à casa de banho durante a noite? Veja as principais razões para isso acontecer.
Bebe demasiada água antes de ir dormir
Talvez seja óbvio… mas há quem não tenha noção da quantidade de água que ingere antes de dormir. Idealmente, modere o seu consumo 2 horas antes de se deitar.
Bebe álcool ou cafeína perto da hora a que se deita
Ok, o café não lhe tira o sono, mas não deixa de ser diurético. Nada como cortar em qualquer tipo de cafeína a partir das seis da tarde. Quanto ao álcool, deve nega-lo três horas antes de ir dormir.
Tem défice de certas hormonas
A hormona antidiurética vai sendo perdida à medida que se envelhece, logo, é normal que com o avançar de idade sinta mais vontade de ir à casa de banho. É uma perda normal, que acontece normalmente por votla dos 40 anos, sendo possível acontecer numa altura mais tardia ou mais cedo do que se espera.
Sofre de infeção urinária
Sim, as idas constantes à casa de banho podem ser um sintoma. Nestes casos, é normal que o sintoma persista também durante o dia
Está com as pernas inchadas
…ou então os pés. Quando tal acontece, falamos de endema, um problema que leva à retenção de líquidos na zona inferior do corpo. Quando deitada, é normal que sinta grande vontade em urinar. Para o contrariar, faça por passar alguns minutos com as pernas esticadas para cima, umas horas antes de ir dormir.
Sofre de diabetes ou pré-diabetes
Se for o caso, o corpo vai obrigar-lhe a urinar mais vezes numa tentativa de eliminar o açúcar em excesso que tem no sangue. Uma vez mais, o sintoma persiste durante o dia.
Tem uma Doença Sexualmente Transmissível
Se sofre de uma DST como gonorreia ou clamídia, é possível que sofra com frequente vontade de urinar. Também uma sensação de irritação e aumento de temperatura quando vai à casa de banho pode ser reflexo do mesmo problema.
O seu útero ou ovários estão a crescer
Não são casos muito frequentes, mas quistos nos ovários, pólipos uterinos ou mesmo cancro nos ovários podem estar a aumentar o tamanho destes órgãos. Ao crescer, fazem pressão na bexiga, tendo como consequência a constante vontade de ir à casa de banho.
A sua bexiga está a perder suporte
Os músculos, ligamentos e tecidos que ajudam a manter a zona pélvica também suportam a bexiga e outros órgãos. Com o avançar da idade, tudo isto enfraquece e pode descair, obrigando os órgãos a uma posição que eventualmente pressione a própria bexiga.
Não é uma boa notícia, mas apenas um facto. Se sobre com noites mal dormidas e interrompidas pela constante necessidade de ir à casa de banho, não está sozinha.
O problema é comum a muitos, e se em certos casos pode resultar apenas de uma ingestão de água em exagero. Mas noutros casos, o problema pode ser bem mais grave.
Para garantir que passa a dormir melhor, bem como para despistar qualquer problema grave a resolver, o melhor é perceber a origem desta sua realidade, que se repete de noite para noite.
Percorra as imagens da galeria acima e confira com que caso se identifica. Resolvido o problema, resta-nos dizer ‘Boa noite’.