Menu
Inicio Saúde 8 maneiras de se livrar da tosse em tempo recorde

8 maneiras de se livrar da tosse em tempo recorde

Provavelmente já tem estes remédios para a tosse em casa.

tosse
Pexels

Há poucas coisas na vida mais irritantes do que uma tosse que simplesmente não desaparece. Uma tosse pode ser uma simples cócegas na garganta, ou pode permanecer depois de uma constipação ter passado. Não importa há quanto tempo se está a lidar com uma, o desconforto pode fazer-nos pensar e procurar online como se livrar de uma tosse em cinco minutos. Quanto mais cedo, melhor, certo?

Mas para sermos honestas, uma tosse nem sempre é má. A tosse é um reflexo que protege as nossas vias respiratórias e pulmões contra coisas como pó, germes, e muco. E a tosse ocasional é completamente normal.

Dito isto, uma tosse não é necessariamente algo a que se deva apenas encolher os ombros. “[A] tosse tem muitas causas, desde uma doença viral comum à asma ou alergias sazonais a problemas de saúde mais significativos, tais como doenças pulmonares crónicas, insuficiência cardíaca congestiva, ou mesmo cancro”, diz Michael Hanak, professor de medicina familiar no Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago. Agora, algumas pessoas podem desenvolver uma tosse após terem sido infetadas pela Covid-19. Uma tosse provocada pela Covid é seca e persistente. É normalmente acompanhada por outros sintomas, tais como dores no peito, fadiga, dores de cabeça, e falta de ar.

Alguns medicamentos também podem ser culpados, diz Hanak. Gatilhos ambientais como o pó, mofo, ou outros poluentes podem também ser um fator que contribui.

Dado que uma tosse pode ser um sinal de uma condição ou totalmente inofensiva, quando deve consultar um médico? “Quando uma tosse está presente durante mais de duas semanas, é razoável contactar um profissional de saúde para testes ou recomendações adicionais”, observa Hanak.

Entretanto, pode tentar suavizar a garganta com estes truques.

1. Gargarejar com água salgada

Uma forma simples de aliviar uma tosse é com água salgada. Um estudo de 2019 revelou que a água salgada pode ajudar a reduzir a duração de uma tosse. Embora possa picar um pouco no início, esta solução é eficaz para matar bactérias, soltar muco, e diminuir a dor, segundo o Sistema de Saúde da Universidade da Pensilvânia.

2. Beba um gole de chá de gengibre

O gengibre é bem conhecido pelo seu poder de acalmar um estômago perturbado. Acontece que também pode fazer maravilhas por uma tosse.

“O gengibre foi considerado útil para reduzir a tosse e aliviar a dor de garganta, e as pastilhas de gengibre são amplamente utilizadas para este fim”, explica Hanak.

A raiz também tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que são benéficos no tratamento de uma variedade de doenças, acrescenta o especialista.

3. Adicione mel às suas bebidas

Tosse, mas também deseja algo doce? Está com sorte! “O mel foi considerado útil para aliviar a tosse, quer por si só, quer como parte de uma chávena de chá”, diz Hanak. Também pode aliviar a dor e ajudar a combater as infeções virais, segundo o Sistema de Saúde da Universidade da Pensilvânia. Basta juntar duas colheres de sopa de mel a uma caneca de água quente para colher estes benefícios.

4. Desfrute de um banho ou duche quente

Para além de a ajudar a descontrair após um longo dia, mergulhar num banho quente pode aliviar os sintomas comuns do frio como congestão, tosse, e pressão sinusal. (Um duche também funciona bem) Isto graças à humidade do vapor, que é ótima para abrir os seios nasais e desbastar o muco.

Em alternativa, pode experimentar um humidificador, que acrescenta humidade ao ar à sua volta e pode fazer a mesma coisa.

5. Hidratar

A hidratação é importante em qualquer dia, mas pode ser especialmente crucial quando se tem tosse. “Manter-se bem hidratada pode ajudar a diluir o muco na parte de trás da garganta, o que pode levar a uma ligeira melhoria da tosse”, explica Hanak.

6. Mastigar uma pastilha

Outro remédio rápido e fácil em casa para parar uma tosse? Uma pastilha. Mastigar pode estimular a produção de saliva, o que aumenta as secreções na boca e pode, por sua vez, amortecer qualquer tosse.

7. Probióticos

Os probióticos podem promover uma boa saúde intestinal, mas Hanak diz que também demonstraram ter um impacto no combate à tosse. Grandes fontes de probióticos incluem iogurte e alimentos fermentados como miso e kimchi.

8. Deixar de fumar

Ao minimizar a exposição a produtos químicos e irritantes, que são prejudiciais para os pulmões, Hanak diz que deixar de fumar pode reduzir a inflamação. Uma tosse causada pelo fumo pode ser progressiva, dependendo de quanto alguém fuma e há quanto tempo fuma, acrescenta.

Brand Story