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7 posições de yoga para regular o trânsito intestinal

Quem disse que o yoga só servia para relaxar?

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Além dos inúmeros benefícios de equilíbrio e redução de stress, o yoga é uma ferramenta poderosa no tratamento de diversos distúrbios do foro gastrointestinal.

Por isso mesmo, reunimos sete posturas de yoga que vão ajudar a acabar com a obstipação, aliviar problemas digestivos e tornar um pouco mais agradável o tempo gasto na casa-de-banho.

A Women’s Health conta-lhe tudo!

  1. Meditação sentada

Sente-se com as pernas cruzadas em cima de uma manta ou bloco de ioga, por forma a que as suas ancas fiquem mais altas que os seus joelhos e concentre-se exclusivamente na sua respiração. Se estiver nervosa ou stressada, dificilmente terá uma evacuação saudável.

  1. Tronco dobrado para a frente

Fique em pé com os pés afastados à largura das ancas. De seguida, incline-se para a frente até tocar no chão, mantendo a barriga contraída e as pernas retas. Esta postura, além de acalmar o sistema nervoso, exerce pressão sobre o abdómen, facilitando a digestão.

  1. Cão invertido

Coloque-se de quatro no chão, com os dedos dos pés fletidos e estique as pernas, criando um V invertido, de cabeça para baixo. Este alongamento engloba o corpo inteiro, permitindo a libertação de tensão e contribuindo para um boost no trato digestivo.

  1. Triângulo

Comece com uma postura ampla no tapete, com os pés afastados. Erga os braços a 90 graus, alternando entre as laterais do corpo. Nesta posição, a flexão lateral estimula a vesícula biliar e o fígado, à medida que o movimento de torção tonifica os oblíquos e energiza os órgãos abdominais.

  1. Torcida

Deite-se de barriga para cima e eleve a perna direita para o peito, mantendo a perna esquerda esticada. De seguida, eleve a perna esquerda e repita o movimento para o lado oposto. A alternância entre a direita e a esquerda aumentará o movimento dos intestinos.

  1. Torcida sentada

Sente-se com as pernas esticadas à sua frente e dobre o joelho direito. Cruze a perna direita sobre a esquerda, colocando o pé direito junto ao lado de fora do joelho esquerdo, enrolando o braço esquerdo em redor da perna fletida. A alternância de movimentos vai estimular o trato digestivo.

  1. Libertação de gases

Deitada de barriga para cima, puxe o joelho direito para o peito com os dois braços. Segure por 20 repetições e troque para o joelho esquerdo. Esta posição é indicada para barrigas inchadas, pois ajuda a eliminar gases, estimulando o intestino e aliviando a obstipação.

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