Menu
Inicio Estilo Adira à moda do algodão orgânico

Adira à moda do algodão orgânico

O algodão orgânico é um dos materiais mais in do momento e dos que melhor salvaguarda a saúde do ambiente.

Numa altura em que o mundo da moda tem cada vez mais peso no desgaste ambiental e na forma como olhamos (com futilidade) para a roupa que vestimos, eis que são as próprias marcas as primeiras a tentar controlar a situação.

Apesar de a produção continuar massificada – e isso é um verdadeiro tormento para a saúde ambiental –, a escolha do material usado em algumas coleções tem sido mais consciente e amiga do planeta.

E é aqui que entra o algodão orgânico, uma vertente mais ecológica desta matéria-prima e que se assume como um dos must-have mais atuais no mundo da moda.

E não é difícil perceber o porquê.

 

Porquê algodão orgânico?

Quando produzido de forma orgânica, o algodão necessita de menor consumo de água, emite menos gases e requer menos energia, fatores que, por si só, são aliados nos cuidados ambientais.

Além disso, revela um relatório da TextileExchance.org, publicado no verão do ano passado, a produção de algodão orgânico destaca-se pela isenção de organismos geneticamente modificados e de pesticidas.

A produção passa a ser mais ponderada e modesta, algo que até mesmo para os próprios produtores é uma mais-valia e uma melhor segurança.

Contudo, de nada vale comprar roupa feita com materiais orgânicos e sustentáveis quando a produção continua a ser feita em massa. Embora seja importante olhar com olhos de ver para o tipo de material usado e para a forma como foi produzido, o fast-shopping vai ser sempre um inimigo do planeta.

Como podemos resolver isso? Comprando menos, mas melhor. O consumo moderado de roupa e artigos de moda é o passo mais certeiro para que esta indústria tenha uma menor pegada no ambiente.

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/estilo/biquinis-materiais-sustentaveis/

 

Brand Story