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7 exercícios perfeitos para fazer em casa se tem mais de 40 anos

Depois dos 40 devemos estar mais atentas do que nunca à nossa saúde. Sugerimos exercícios simples e eficazes, recomendados por especialistas.

Nunca é tarde para pensar numa transformação física (e mental!). O exercício é compatível com qualquer fase da nossa vida e a idade não é impedimento para atingir os nossos objetivos.

Basta olhar para exemplos como Jennifer Lopez, que está melhor do que nunca aos 51 anos. E sim, é verdade que depois dos 40 é mais difícil perder peso “devido à desaceleração do metabolismo e às alterações hormonais”, explicaram os especialistas dos centros desportivos Metropolitan à edição espanhola da Women’s Health. “Isso implica começar a perder massa muscular por falta de estímulos. E o corpo, incapaz de gastar energia suficiente para reduzir ou manter os níveis de gordura, pelo contrário, tende a retê-los ou mesmo aumentá-los”.

Mas agora, isso não significa que seja o fim. Na verdade, há uma fórmula essencial para o prevenir: seguir uma alimentação saudável e praticar o desporto certo pode ajudar a transformar o seu corpo a partir dos 40 anos. E no que diz respeito aos exercícios, há alguns em particular que podem ser dar um ajuda extra.

Graças ao conselho dos especialistas em reabilitação e fisioterapia da Clínica Rozalén, em Madrid, temos uma lista com os exercícios mais simples e eficazes para treinar em casa se tem mais de 40 anos. Tem coragem de incluí-los na sua próxima sessão de preparação física?

Burpees

Os burpees são um exercício muito completo que trabalha a força, resistência e coordenação. Ao fazer isso, a maioria dos músculos do corpo está envolvida. É uma forma de fazer cardio de alta intensidade, mas de forma simples, que também estimula o metabolismo.

Agachamentos

Ideal para tonificar a parte inferior do corpo. “Pode ser feito simplesmente com o peso do próprio corpo, sem adicionar nenhuma resistência adicional, ou com pesos”, aconselham os especialistas. Claro, a técnica aqui é importante: ao fazê-los, certifique-se de que os joelhos nunca ultrapassem a ponta dos pés. Trata-se de trazer os quadris e glúteos para trás e para baixo.

Prancha aeróbica

“Fazer este exercício por 90 segundos, três vezes por semana, é uma ótima maneira de tonificar todos os músculos centrais do corpo”. É excelente para fortalecer abdominais e braços e também oferece algumas variações.

Exercícios com halteres

Uma boa maneira de combater a dor crónica nas articulações é fazer um treino de força. “E uma das melhores formas é o exercício de levantamento de peso”, aconselham.

Ponte

As nádegas – em qualquer idade – são provavelmente os músculos que mais esquecemos, principalmente pela quantidade de tempo que passamos sentadas. “Para neutralizar isso, a ponte é uma excelente opção”.

Bicicleta elíptica

Assim como as bicicletas ergométricas, os aparelhos elípticos são uma ótima maneira de fazer exercícios aeróbicos de baixo impacto. “É uma excelente ideia para pessoas com mais de 40 anos. É preciso fazer isto pelo menos 30 minutos por dia, três ou quatro vezes por semana”.

Yoga

“O yoga e a sua técnica rejuvenescem o corpo e atrasam o envelhecimento”, afirmam os especialistas. “Com este exercício perde peso, melhora a imunidade, aumenta a energia, melhora o equilíbrio e a flexibilidade e alivia a tensão, entre muitos outros benefícios físicos e mentais”.

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