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6 truques que acabam depressa com as dores nas costas

O segredo para evitar problemas nas costas está na adoção destas medidas preventivas que ajudam a combater potenciais lesões.

dor de costas

Pexels

Proteja-se durante o dia. “Corrigir a postura nos vários momentos do dia, por exemplo sentar-se com as costas bem apoiadas, carregar pesos de forma adequada sem fletir o tronco, é crucial para a saúde das costas.”, diz Bruno Santiago.

Pratique exercício físico regularmente. O exercício físico é o pilar da prevenção e tratamento das dores nas costas, mesmo durante a gravidez. Estima-se que mais de 50% das grávidas sofrem de dores na coluna, mas a prática de exercício adequado, com acompanhamento médico, pode ajudar a prevenir e aliviar estas dores.

Lá está, se estiver grávida pode ser pior... “Existe a tendência das mulheres grávidas pensarem que a dor nas costas é ‘normal’ e que não há como a prevenir ou melhorar. Contudo, “os exercícios de fortalecimento muscular podem ajudar a diminuir o problema”, explica o neurocirurgião.

Cuidados na cama. De nada vale ter um bom colchão quando se tem uma má postura a dormir todas as noites. O ideal é dormir na posição fetal ou então de barriga para cima, evitando a concentração na zona lombar.

Tratamento à mão. Mesmo quando todos os cuidados não são suficientes para proteger as costas, nada como a apostar num anti-inflamatório. Mas esqueça os que são de via oral! O mais indicado é mesmo aplicar uma pomada na zona afetada.

Adote uma postura corporal adequada. A postura corporal da mulher enquanto trabalha, principalmente em profissões sedentárias, enquanto realiza tarefas domésticas ou transporta pesos tem um forte impacto nas costas.

Evite calçado com saltos muito altos ou finos. Isto não significa que as mulheres devem usar apenas saltos rasos. “Optar por sapatos com salto de base larga e altura de até 4 centímetros é o ideal, pois garante-se o apoio do pé, sem que sejam necessárias correções na musculatura lombar, como acontece com saltos mais altos e finos”, afirma o especialista.

O segredo para evitar problemas nas costas está na adoção destas medidas preventivas que ajudam a combater potenciais lesões.

Estatísticas nada animadoras

As dores nas costas afetam sete em cada 10 portugueses e em mais de 70% dos casos as queixas dizem respeito à dor lombar. Motivo de absentismo laboral, estas dores são a segunda causa mais frequente de ida à urgência hospitalar. Pior: representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade ativa. Para Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador da campanha nacional ‘Olhe pelas suas costas‘, “é extremamente importante estarmos atentos à saúde da nossa coluna. As doenças da coluna vertebral são atualmente a principal causa de incapacidade no mundo”.

Ser mulher não é fácil…

As dores nas costas são mais comuns na mulher, em todas as idades, mas sobretudo após a menopausa. E tudo tem uma causa. Neste caso, anatómica. Acredita-se que as diferenças da bacia, fatores hormonais e o impacto da gravidez expliquem a maior prevalência no sexo feminino.

Malas pesadas, costas a doer

Escusado será dizer que o peso constante que carregamos diariamente nas carteiras e sacos, contribuem para as dores. Assim como os saltos altos e finos ou o excesso de peso e sedentarismo.

Doenças associadas a estas dores

Existem algumas doenças associadas a dores nas costas que são mais frequentes na mulher, como a fibromialgia e a osteoporose com risco de fratura. Em Portugal, no primeiro estudo efetuado sobre cirurgias da coluna vertebral no Serviço Nacional de Saúde, também se verificou um ligeiro predomínio das mulheres (54%) entre os doentes operados à coluna entre 2011 e 2016.

Para não continuar a sofrer de dores nas costas, percorra a galeria e adote estas estratégias!


Fotografias: Pexels

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