Menu
Inicio Saúde 6 truques que acabam depressa com as suas dores nas costas

6 truques que acabam depressa com as suas dores nas costas

O segredo para evitar problemas nas costas está na adoção destas medidas preventivas que ajudam a combater potenciais lesões.

Estatísticas nada animadoras

As dores nas costas afetam 7 em cada 10 portugueses e em mais de 70% dos casos as queixas dizem respeito à dor lombar. Motivo de absentismo laboral, estas dores são a segunda causa mais frequente de ida à urgência hospitalar. Pior: representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade ativa. Para Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador da campanha nacional ‘Olhe pelas suas costas‘, “é extremamente importante estarmos atentos à saúde da nossa coluna. As doenças da coluna vertebral são atualmente a principal causa de incapacidade no mundo”.

Ser mulher não é fácil…

As dores nas costas são mais comuns na mulher, em todas as idades, mas sobretudo após a menopausa. E tudo tem uma causa. Neste caso, anatómica. Acredita-se que as diferenças da bacia, fatores hormonais e o impacto da gravidez expliquem a maior prevalência no sexo feminino.

Malas pesadas, costas a doer

Escusado será dizer que o peso constante que carregamos diariamente nas carteiras e sacos, contribuem para as dores. Assim como os saltos altos e finos ou o excesso de peso e sedentarismo.

Doenças associadas a estas dores

Existem algumas doenças associadas a dores nas costas que são mais frequentes na mulher, como a fibromialgia e a osteoporose com risco de fratura. Em Portugal, no primeiro estudo efetuado sobre cirurgias da coluna vertebral no Serviço Nacional de Saúde, também se verificou um ligeiro predomínio das mulheres (54%) entre os doentes operados à coluna entre 2011 e 2016.

Para não continuar a sofrer de dores nas costas, percorra a galeria e adote estas estratégias!

VEJA AINDA:

Este é o exercício que melhor combate as dores de costas

 

Brand Story