Atp para veggies. “Os legumes são uma excelente opção porque, além de serem saciantes e saborosos, são também mais fáceis e mais rápidos de grelhar e, por esse motivo, não produzem tantos compostos carcinogénicos”, explica Márcia Freitas
Em vez de devorar os snacks salgados, prepare uma salada que a sacie e dê ao organismo uma injeção de vitaminas e antioxidantes. Mas cuidado com os molhos! “Sempre que possível acompanhe os seus churrascos com salada de legumes frescos ou cozinhados e escolha fruta variada para a sobremesa”, diz a especialista.
“Para reduzir a formação de compostos que poderão ser carcinogénicos e mutagénicos, faça marinadas usando vinho, vinagre, sumo de limão, sumo/molho de tomate, ou mesmo sumo de outras frutas ácidas. Junte-lhe legumes frescos, como a cebola, alho, cenoura e ervas aromáticas. Acompanhe também com hortaliças ou frutas ricas em vitamina C (tais como pimentos, brócolos, couves, laranja, kiwi, morangos) já que estes alimentos dificultam a absorção destes compostos
“A água será sempre a bebida de eleição. Contudo, também poderá consumir água aromatizada com fruta e ervas, limonada sem açúcar (poderá adoçar com um pouco de mel), chá frio ou sumos de frutas. Caso consuma álcool, faça-o com moderação: para termos uma ideia, um copo de 300 ml tem cerca de 90 calorias e um pão de 50 g tem cerca de 140 calorias. Este exemplo ilustra o contrassenso que muitas vezes se verifica ao evitar o consumo do pão e, em contrapartida, abusar nas bebidas alcoólicas”.
“Dê preferência às carnes brancas (frango, peru e coelho) e magras e retire a pele, assim como o máximo possível de gordura visível. Embora um consumo moderado de carnes vermelhas e enchidos, em dias pontuais, possa fazer parte do nosso plano alimentar, estes alimentos deverão ser evitados, já que possuem uma quantidade significativa de gordura saturada e aditivos que podem ser prejudiciais para a nossa saúde”.
“Pode acompanhar a carne com hidratos de carbono saudáveis tais como a batata-doce, batata, castanha, inhame, quinoa, maçaroca. Habitualmente o pão também faz parte de qualquer churrasco, mas tenha atenção se já está a consumir os outros hidratos mencionados. Nesse caso, opte apenas por um deles”, conclui a nutricionista.
Este verão é na brasa! Com todo o sabor mas sem sair da linha. Como? descodificamos o menu de churrasco mais saboroso para o tempo quente e damos-lhe as diretrizes.
Faça do verão o palco para o melhor churrasco healthy. Vai conseguir o título de super-anfitriã com as dicas da nutricionista Márcia Freitas.
O grelhador está pronto, só falta mesmo dar início a este festim saudável, ao ar livre! Percorra as imagens da galeria onde damos as devidas orientações.