Menu
Inicio Beleza 5 truques para maquilhar as pálpebras descaídas

5 truques para maquilhar as pálpebras descaídas

Escondê-las? Não! Realçar é a solução. Veja estes 5 truques se tem as pálpebras descaídas.

No último mês, as pesquisas por maquilhagem para pálpebras descaídas no Google aumentaram 250%. A idade não perdoa e no final dos 30 anos e no início dos 40, esta zona da pele já está mais sensível que o resto do rosto e perde elasticidade.

No entanto, isto não significa que não possa experimentar diferentes looks e que não possa aprimorar o seu visual. Na verdade, existe o equívoco de tentar esconder a pálpebra descaída, quando este tipo de look é o mais sensual e expressivo: “em vez de corrigir, o segredo é realçar”, diz Mónica García Reinoso, Area Retail Manager e makeup artist na MAC Cosmetics e Bobbi Brown.

“Trata-se de adicionar um pouco mais de sombra à pálpebra superior para que, ao abrirmos os olhos, a maquilhagem e tudo o que criamos não fique escondido ”, refere Mónica García Reinoso. Outra coisa importante a ter em mente: ao fazer a maquilhagem dos olhos na pálpebra descaída, você deve fazê-lo com os olhos abertos, parece impossível, mas não é.

5 truques para maquilhar as pálpebras descaídas

Um preparador de pálpebras

Antes de começar a maquilhar-se, o mais importante é preparar bem a ‘tela’. “Por dois motivos: primeiro, para garantir que a nossa sombra dure até ao final do dia sem vincar e sem que se mova; segundo, para criar uma base perfeita que unifique o tom da pálpebra”, comenta a maquilhadora García-Reinoso. Até porque, quando a pálpebra superior se dobra sobre a inferior: “o atrito e o próprio movimento causam uma segregação de gordura que faz com que se formem dobras que arrastam e movimentam a maquilhagem”. Para evitar isto, nada como um bom preparador de pálpebras. “É um passo muito simples, é só um creme transparente que é aplicado em toda a pálpebra e pronto”, conta a maquiadora.

Um tom médio

O próximo passo é usar uma sombra castanha ou chocolate para adicionar estrutura e dimensão ao formato dos olhos. A maquilhadora recomenda aplicá-la com um pincel com os pelos soltos e pouco pouco, desde a linha das pestanas inferior subindo a órbita do olho, como se estivéssemos a criar uma espécie de V deitado.

“Este é um dos momentos-chave na hora de maquilhar uma pálpebra descaída. Se deixarmos apenas o tom castanho delimitado na área da órbita do olho, ao abrirmos os olhos o efeito será perdido.

Portanto, uma vez que marcamos a órbita ocular, vamos olhar-nos em frente ao espelho com os olhos abertos e, com o mesmo pincel e sem colocar mais produto (só com o que resta no pincel), vamos dar alguns toques, suavemente, na parte do vinco superior que cai através da pálpebra inferior.

Em seguida, fechamos os olhos e unificamos a cor entre a órbita ocular e a pálpebra superior, como se quiséssemos fazer uma espécie de V deitado no canto externo”, detalha a especialista. Esse gesto dará mais intensidade à parte externa do olho e criará um efeito visual de olhar levantado. Para fazer isto, pode usar sombra em pó ou sombra em creme.

Uma linha a partir da metade exterior das pestanas

O próximo passo é marcar o olhar dando um ponto de mais intensidade na linha das pestanas. “Esta etapa dá-nos um efeito visual de maior volume de pestanas e um olhar mais aberto e desperto. Para isso vamos usar um eyeliner em gel de longa duração”, recomenda a especialista.

Este formato oferece a precisão de um eyeliner líquido, mas também costuma ser um produto com até oito horas de fixação e resistentes ao calor e à humidade. “Esta tipo de eyeliner é perfeito pela sua pigmentação e intensidade da cor, mas também pela simplicidade de aplicação e versatilidade”, diz Monica.

Como fazê-lo? “Tem de marcar a linha das pestanas superiores e inferiores (se quiser dar mais intensidade), do meio para fora, deixando o canal lacrimal limpo. Trata-se de criar um efeito de eyeliner esfumado ou um eyeliner perfeito e marcado”, comenta. Claro que é importante não fazer um traço muito grosso, mas sim o mais fino possível, “porque se ficar muito grosso, ao abrirmos os olhos só veremos o tom escuro na pálpebra inferior e perderemos o efeito da dimensão que criamos com as sombras de olhos.”

Maquilhe as pestanas

Um dos momentos chave em qualquer look, independentemente do tipo de olho ou pálpebra, é a aplicação da máscara de pestanas. “Este passo tem um poder transformador e se colocar maquilhagem nos olhos e não aplicar rímel, o visual ficará incompleto.

A máscara de pestanas atribui um efeito ao olhar mais aberto, realça e amplia o olho”, diz a maquilhadora. Aplique quantas camadas desejar. “Você pode passar de um final mais natural para um final mais dramático, dependendo do número de camadas que der.”

Escove as sobrancelhas para cima

As sobrancelhas emolduram o olhar, não podemos esquecê-las, principalmente quando se trata de realçar o nosso olhar e a estrutura dos nossos olhos. “Recomendo usar um produto fixador com cor e fibras, que permite pentear, fixar, preencher e deixar sobrancelhas perfeitas numa única passagem”, aconselha Mónica Gracía-Reinoso. Um truque: penteie as sobrancelhas para cima se quiser obter o efeito laminado que está tão na moda.

Brand Story