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5 exercícios e massagens para esquecer as pernas cansadas

Descubra os fatores que podem estar a causar o cansaço nas pernas e os exercícios que a ajudarão a aliviar completamente esse desconforto.

Esfoliante caseiro para acabar com as pernas inchadas

Se sentir as pernas cansadas ou pesadas no dia-a-dia , tome cuidado! Esta condição pode ser causada por má alimentação, retenção de líquidos, excesso de peso, falta de exercícios e outros problemas mais delicados, como desequilíbrios hormonais, insuficiência venosa e cardíaca, consequências do consumo de certos medicamentos, etc.

O que acontece quando sente este tipo de peso é que a circulação do sangue e do fluxo linfático fica mais lenta causando desconforto e complicação nos movimentos, mas o que pode fazer para combatê-lo aos poucos (além de beber bastante líquidos e fazer uma dieta saudável) é fazer os seguintes exercícios e massagens para pernas cansadas.

Movimentos para cima e para baixo

Sente-se na beira de uma poltrona apoiando-se com as mãos para trás (totalmente estendidas), coloque as costas retas, estique as pernas para a frente de modo que as pontas dos pés fiquem voltadas para cima e levante-as ao mesmo tempo até atingirem a altura da poltrona . Em seguida, desça aos poucos e repita até completar um minuto, fazendo pausas rápidas.

O exercício de toalha

Fique na mesma posição do exercício anterior, mas agora sente-se e coloque as pernas no chão. Em seguida, coloque uma toalha enrolada grossa ou um rolo de espuma sob os joelhos e deslize-o das pontas dos pés até as coxas. Repita 10 vezes durante três séries.

Gire com os pés

Sente-se numa cadeira normalmente (com todo o corpo relaxado), levante o pé direito e faça oito círculos externos e oito internos com o dedo do pé. Troque os membros e repita o exercício. Quando terminar com as duas pernas , faça mais 3-4 séries, conforme necessário.

Perna levantada

Deite-se na cama ou no chão e apoie as pernas na parede (especificamente os calcanhares), deixando-as totalmente estendidas. Não importa se não faz um ângulo de 90º por falta de elasticidade, o que importa é que a circulação flui com essa posição. Fique assim por dois minutos, descanse e se preferir repita mais uma vez.

Toque com a planta dos pés

Fique em pé com as costas totalmente retas e os pés juntos e incline-se para a frente sem dobrar os joelhos, tentando tocar na planta dos pés com as palmas das mãos. Faça pequenos movimentos aos poucos para baixo até completar um minuto e então, sente-se com as pernas esticadas e tente tocar as pontas, da mesma forma por um minuto.

Massagens para pernas cansadas

O tipo de massagem linfática para pernas cansadas ou pesadas pode ser feita uma vez por semana, sempre aplicando um óleo corporal para que as mãos deslizem com o movimento. O que tem que fazer é colocar as duas mãos no calcanhar e deslizar para cima, aos poucos, até chegarem à coxa. Faça sempre de forma ascendente para estimular a circulação por dois ou três minutos e repita na outra perna, sem esticar muito a pele.

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