Menu
Inicio Saúde 5 coisas que precisa de saber sobre sexo se tem um DIU

5 coisas que precisa de saber sobre sexo se tem um DIU

Entre as principais opções de contracetivos de longo prazo estão o dispositivo intrauterino (DIU de cobre) e o sistema intrauterino, o SIU.

DIU
Unsplash

Dispositivo intrauterino (DIU) e Sistema intrauterino (SIU) são, como o nome já diz, sistemas ou dispositivos que devem ser inseridos por ginecologistas ou médicos de medicina geral no planeamento familiar, dentro do útero. A grande vantagem destes métodos é a comodidade e a alta eficácia, que pode proteger a mulher durante 3 a 10 anos anos, dependendo do produto.

No entanto, o DIU e o SIU são coisas diferentes: ambos impedem a passagem dos espermatozoides, sendo que o SIU não permite a ovulação. A grande diferença é que o DIU é feito de cobre e não possui nenhum tipo de hormona, enquanto o SIU liberta uma hormona (progestativo) dentro do útero. Além do efeito contracetivo, esta hormona pode apresentar outros efeitos, como reduzir o fluxo menstrual.

Mas, será que estes pequenos dispositivos podem afetar a sua vida sexual de…outras formas? Eis o que precisa de saber sobre ter relações sexuais com um DIU ou SIU.

Os dispositivos não irão afetar o seu desejo sexual

Existem os DIUs que não contêm hormonas e os SIUs (sistema intrauterino) que contém a hormona progestativo, semelhante à progesterona produzida pelo ovário. De acordo com Irina Ramilo, ginecologista na Clínica Quinta das Flores, em Agualva-Cacém, “o SIU não altera a libido”. Na verdade, um estudo realizado com 400 mulheres concluiu que não existem diferenças significativas no funcionamento sexual entre as mulheres que usam o SIU hormonal e aquelas que usam o DIU de cobre.

Mas um SIU pode afetar o seu ciclo – de uma boa maneira

Segundo Irina Ramilo, ao usar o SIU, pode acontecer não ter menstruações, ter perdas de sangue escassas e esporádicas ou ter menstruações mais ou menos regulares e escassas.

Esta é uma boa notícia para os 20% de mulheres que sofrem de hemorragias fortes e cólicas suficientemente graves para interferir com as atividades diárias, de acordo com um relatório publicado na revista académica American Family Physician.

Já ao usar o DIU de cobre “pode ter um aumento do fluxo menstrual devido à reação inflamatória que ocorre no útero”, explica a ginecologista.

O seu parceiro pode sentir os fios do dispositivo

Mas Irina Ramilo diz ser improvável “se o dispositivo estiver bem colocado”. Se o seu parceiro sentir os fios, a especialista diz que este é um problema fácil de resolver: basta pedir ao seu ginecologista para os cortar.

Nenhuma posição sexual está (necessariamente) fora dos limites

Cada corpo é diferente, mas se o DIU está na posição correta no útero, não deve senti-lo durante o sexo. Algumas posições podem ser um pouco desconfortáveis, mas, por norma, e segundo a especialista, a sua vida sexual não é afetada.

É improvável que fique grávida

Tanto os SIUs como os DIUs são mais de 99% eficazes na prevenção da gravidez. No entanto há uma diferença: se o DIU de cobre estiver mal colocado, a probabilidade de engravidar é maior do que se tivesse o SIU, uma vez que “o DIU não liberta hormonas para impedir que isto aconteça”, tal como explica a especialista.

Brand Story