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5 alimentos a ter na dispensa se está num processo de perda de peso

Conheça algumas opções naturais, que encontra facilmente no mercado e a vão ajudar a perder peso de forma sustentável.

alimentos

O processo de perda de peso implica escolhas saudáveis e, idealmente, o menos processadas possível. A sustentabilidade de uma dieta refere-se à capacidade de manter essas seleções no dia a dia, e não apenas quando há um objetivo físico em mente.

A nutricionista entrevistada pela Women’s Health da Austrália, Sarah Di Lorenzo, refere que no caminho para a perda de peso, é possível que se depare com cruzamentos perigosos, como os “chás que emagrecem, jejuns extremos, remoção total de hidratos de carbono e outras estratégias que prometem um sucesso rápido. Isto porque, uma vez perdido o peso desejado, a maioria das pessoas regressa aos seus hábitos alimentares ’normais’”, explica.

Checklist para uma perda de peso saudável

A profissional sublinha que a perda de peso vai além de uma redução calórica. É sobretudo sobre encontrar alimentos com um baixo índice glicémico, saciantes e bons para a saúde intestinal.

Tendo isto em consideração, Sarah Di Lorenzo partilha os seus produtos favoritos para a auxiliar numa perda de peso sustentável.

  1. Abacate

Acompanhado com ovos ao pequeno-almoço ou colocado sobre a sua salada ao almoço, pode ser uma boa escolha. “O abacate é rico em fibra, e pode fazer com que o corpo queime mais calorias depois de comer. Além disso, são ótimos para a saúde do coração”, diz Lorenzo.

  1. Ovos

Podem ser um dos seus melhores amigos, pois não só são ricos em proteínas, que a ajudam a manter a saciedade e a melhorar o metabolismo, como estão também repletos de vitamina B. Tudo isto em apenas 75 calorias (por ovo)”, explica.

  1. Folhas verdes

A sua riqueza não tem limites. “Apresentam grandes quantidades de fibra para poucas calorias e hidratos de carbono. São ricas em antioxidantes e muitos minerais, incluindo cálcio”, complementa a profissional. Para além disto, são tão versáteis que as pode incluir em qualquer refeição.

  1. Nozes

Este fruto seco pode ser utilizado para enganar o estômago entre refeições, por exemplo. “A chave é manter a porção recomendada, que ronda os 30 gramas por dia”, menciona Sarah Di Lorenzo.

  1. Iogurte

Pode contar com este produto para aumentar a dose de proteína ingerida. “O iogurte é uma fonte de proteínas, que pode contribuir para um intestino saudável e auxiliar na proteção contra possíveis inflamações, que é um dos principais motores da obesidade”, refere.

Ao escolher o iogurte, certifique-se de que é um iogurte de boa qualidade, sem uma grande quantidade de gordura.

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