Menu
Inicio Nutrição 4 receitas que mesmo quem diz não gostar de salada, vai adorar

4 receitas que mesmo quem diz não gostar de salada, vai adorar

Muitas pessoas comem salada porque tem que ser. Mas estas receitas vão ajudá-la a incluir verdes no seu prato sem esforço e com muito mais sabor.

salada

Uma salada não tem que ser simplesmente alface com crutons e algum ingrediente que lhe garanta proteína. Há chefs que repensaram este conceito e criaram receitas interessantes e criativas.

Garrett Benedict, chef do restaurante G-Love, em Portland, afirma que o elemento diferenciador da sua salada Crunchmaster Crisp é um bife “panado e caramelizado e um pouco esfumaçado”. Mas ele não é o único cozinheiro com técnicas de cozinha aprimoradas. Greg Vernick, o chef vencedor do James Beard Award da Vernick Food and Drink, adiciona cogumelos assados num forno a lenha ao seu prato. Já Marc Vetri, chef da Pizzeria Vetri em Filadélfia, redefine o que significa compor uma salada, usando pesto de manjericão para revestir as verduras.

Por forma a descobrir as melhores saladas, e porque quisemos ser algo exóticos, a Men’s Health percorreu os menus de alguns restaurantes americanos e pediu aos chefs as suas receitas. Posteriormente, as receitas foram testadas em casa para haver a certeza de que eram exequíveis. Estas são as saladas que foram aprovadas, tanto pelo sabor como pela facilidade de preparação.

1. Salada de alface da quinta

A abóbora, o queijo salgado e o molho de limão picante, tornam esta salada incrível. Não desvalorize os pistácios, eles têm um grande impacto na textura.

(Receita de Michael Paley, chef e proprietário de Amara at Paraiso, Miami)

Ingredientes:
  • 140g de alface ou uma mistura (alface e rúcula, por exemplo)
  • 1⁄2 cebola vermelha pequena, cortada muito finamente e embebida em água gelada
  • 250g de abóbora de verão, cortada em pedaços finos
  • 1 chávena com pistácios, tostados e descascados
  • 1⁄3 chávena com molho de limão (ver abaixo)
  • 1⁄2 chávena com parmigiano-reggiano ralado
  • Azeite extra virgem, para temperar
Como fazer:

Numa saladeira, coloque a alface, a cebola, a abóbora, os pistácios, os molhos, sal e pimenta a gosto. Divida a salada por 4 pratos e cubra cada um com um pouco de queijo e azeite.

Sumo de limão

Num liquidificador ou processador de alimentos, coloque a casca de 1 limão, 2 colheres de sopa com sumo de limão, 1 dente de alho picado pequeno, uma colher e meia de sopa com Dijon, 1⁄2 copo com azeite extra virgem, e 1⁄4 de copo com iogurte grego simples. Tempere com sal e pimenta.

2. Crunchmaster Crisp

Para além dos legumes fumados, há outros alimentos que fazem desta salada um prato equilibrado e saboroso. A união entre produtos ácidos (como a maçã nesta receita), algo crocante (cebola frita, nozes torradas e arroz tufado), e algo fresco (ervas aromáticas) é um belo exemplo de uma combinação improvável mas deliciosa.

(Receita de Garrett Benedict, chef e proprietário de G-Love em Portland, Oregon)

Ingredientes:
  • 1 cabeça de couve lombarda, 9 folhas
  • 2 colheres de sopa com óleo de canola
  • 1⁄4 chávena com cebola frita
  • 1⁄4 taça com arroz tufado
  • 2 colheres de sopa com avelãs, torradas e esmagadas
  • 6 colheres de sopa com vinagrete de sésamo (ver abaixo)
  • 1 maçã, cortada em cubos
  • Folhas de menta e coentros, para guardar
Como fazer:

1. Numa panela grande de ferro fundido a uma temperatura média alta, coloque 1 colher de sopa de óleo. Adicione 3 folhas de couve e deixe cozinhar até que fiquem castanhas escuras, cerca de 3 a 4 minutos. Use pinças, para virar cada folha. Transfira para um prato e polvilhe com sal. Repita o processo com o óleo restante e mais 3 folhas de repolho. Guarde e corte as 2 últimas folhas cruas em tiras de 60 centímetros. Reserve.

2. Numa tigela pequena, misture a cebola frita, os tufos de arroz e as avelãs. Guarde.

3. Em cada um dos três pratos, disponha 2 folhas de couve fumada. Regue cada uma com 2 colheres de sopa com vinagrete e espalhe com alguma da mistura de couve crua, maçã e cebola. Reserve com hortelã e coentros.

Vinagrete de sésamo

Num liquidificador, coloque 2 colheres de sopa com tahine, 2 colheres de sopa com mirin e 2 colheres de sopa com Hondashi. Adicione 1⁄4 de uma taça com vinagre de vinho de arroz e uma colher e meia de sopa com molho de soja. Misture à medida que coloca lentamente 2 colheres de sopa com óleo de sésamo, até uniformizar.

 

3. Salada de rúcula

Independentemente do que sente em relação à rúcula, são vários os motivos para gostar desta salada de batatas assadas, azeitonas e queijo. O pesto de manjericão é a estrela que une todos estes sabores.

(Receita de John Sidoti, chef executivo da Pizzeria Vetri, Filadélfia)

Ingredientes:
  • 5 batatas fingerling grandes
  • 1 ramo de alecrim
  • 2 dentes de alho (1 deles esmagado)
  • 5 colheres de sopa de azeite extra virgem, mais 3⁄4 de chávena
  • 1⁄4 chávena com pinhões
  • 1⁄4 parmesão ralado, mais 2 colheres de sopa
  • 1⁄3 chávena com folhas de manjericão
  • 1 colher de sopa com vinagre de vinho tinto
  • 1 taça e 1⁄2 com rúcula
  • 8 azeitonas Taggiasca ou Castelvetrano
Como fazer:

1. Prepare uma grelha a carvão. Numa tigela pequena, coloque as batatas, o alecrim, o dente de alho esmagado, e 2 colheres de sopa com azeite. Tempere com sal e pimenta. Numa folha de alumínio larga, coloque o conteúdo da tigela e enrole a folha. Coloque-a diretamente sobre as brasas para assar, 30 a 45 minutos. Retire as batatas, deixe-as arrefecer, e corte-as em fatias.

2. Num processador de alimentos, misture o dente de alho e os pinhões até formar uma pasta. Acrescente o 1⁄4 da taça com parmesão ralado e o manjericão. Adicione a chávena com azeite com gentileza até engrossar. Tempere a gosto com sal e pimenta. Coloque no frigorífico.

3. Num frasco com tampa, adicione o vinagre de vinho tinto e as restantes 3 colheres de sopa com azeite. Agite bem para misturar. Tempere a gosto com sal e pimenta. Reserve.

4. Numa tigela grande, adicione 1 colher de sopa com pesto de manjericão, o vinagre de vinho tinto, rúcula, batatas e azeitonas. Divida a salada por dois pratos e cubra com parmesão ralado, sal e pimenta a gosto. Esta dose dá para duas saladas.

 

4. Salada de Cogumelos Maitake Assados

Os cogumelos, quando assados lentamente no forno, tornam-se esfumaçados e estaladiços. Combine-os com um molho de milho doce e endívias crocantes.

(Receita de Greg Vernick, chef proprietário de Vernick Food & Drink, Filadélfia)

Ingredientes:
  • 2 espigas de milho doce, limpas
  • 170g de cogumelos maitake, cortados
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem, para temperar
  • 1 cabeça de endívia, extremidade cortada e folhas separadas
  • 6 colheres de sopa com molho de milho miso (ver abaixo), para servir
  • 20 folhas de estragão fresco
Como fazer:

1. Numa panela grande e seca de ferro fundido a uma temperatura média, adicione o milho. Cozinhe-o virando-o ocasionalmente, até cozinhar de ambos os lados, cerca de 15 minutos. Retire-o do calor e deixe arrefecer. Corte as amêndoas. Reserve 1 chávena do grão para o molho.

2. Preaqueça o seu forno a 250°C. Coloque os cogumelos com as 2 colheres de sopa com azeite na panela e tempere com sal e pimenta. Deixe assar até os cogumelos começarem a caramelizar e cozinhar, 6 a 10 minutos. Reserve para arrefecer.

3. Numa tigela grande, adicione a endívia, cogumelos, uma pitada de sal e pimenta, e 2 colheres de sopa com molho.

4. Espalhe um pouco de molho no prato em que vai servir, disponha a mistura de cogumelos por cima, e reserve com algum do restante milho, estragão e um fio de azeite extra virgem. Repita duas vezes o processo para fazer 3 saladas.

Molho de Milho Miso

Coloque numa panela pequena em lume médio, 4 colheres de sopa com manteiga. Adicione num liquidificador com 1 chalota pequena (cortada em fatias finas), a raspa de 1 limão, 1 chávena com grãos de milho grelhados, 2 colheres de sopa com gengibre fresco (descascado e cortado em fatias finas), 1 colher de sopa com água à temperatura ambiente, 1⁄2 chávena com pasta de miso branco, 1⁄2 chávena com vinho de arroz, 2 colheres de chá com mel, 1⁄2 colher de chá com curcuma moída, 1 colher de chá com sal, 8 folhas de estragão, e uma pitada de cayenne. Passe tudo até atingir uma consistência uniforme.

Brand Story