Menu
Inicio Nutrição 4 dicas para reduzir o tempo que passa na cozinha

4 dicas para reduzir o tempo que passa na cozinha

4 dicas para reduzir o tempo que passa na cozinha
Pexels

Se faz parte do leque de pessoas que diz que não tem tempo para cozinhat todos os dias, temos boas notícias: trazemos soluções.
Planeamento é a palavra de ordem, mas há, sobretudo, que fazer a escolha acertada dos alimentos quando for ao supermercado. Curiosa?

 

4 dicas para reduzir o tempo que passa na cozinha

 

1. Escolha alimentos fáceis e rápidos de preparar

E não, não falamos de lasanhas, pizzas e outras refeições pré-confecionadas. A grande aposta está nos enlatados, grãos secos e vegetais, pois claro.

Alguns alimentos a ter sempre na cozinha:

  • Frascos de leguminosas (grão-de-bico, feijão, lentilhas, etc.);
  • Atum em lata;
  • Batata, batata doce, cenoura e/ou abóbora;
  • Ovos;
  • Arroz, quinoa, massa ou outro cereal;
  • Vegetais e cogumelos, preferencialmente congelados, pois já vêm descadascados e cortados;
  • Cuscuz, que se faz em poucos minutos.

 

2. Planeie e antecipe

Sim, faça um menu semanal com todas as refeições que tem de preparar. Dedique uma a duas horas uma vez por semana e jogue com os alimentos que vai cozinhar: se tem arroz para duas refeições, tente comê-lo dois dias seguidos, por exemplo. Se vai fazer sopa, divida em doses e congele. Se optar por fazer um grande estufado ou assado e não faz questão de passar a semana toda a comer o mesmo, divida também em doses e congele.

 

3. Inclua alimentos congelados na lista de compras

Tenha sempre no congelador vegetais, assim como peixes que são rápidos de preparar, como o salmão, que fica grelhado em minutos, ou a pescada, que coze num instante. Quanto mais variado e colorido for o seu congelador, melhor.

 

4. Aposte nos utensílios certos

Mesmo que não seja grande adepta de novas tecnologias, os gadgets de culinária são uma mais-valia para quem não tem tempo. Opte por robôs de cozinha que permitam fazer mais do que uma refeição em simultâneo.

 

Artigo via Women’s Health Espanha

Brand Story