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4 atividades para manter a mente sã

O exercício físico moderado combinado com práticas como yoga, krav maga ou sup yoga, ajudará a reduzir os níveis de stress.

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A hiper-disponibilidade começou a fazer com que algumas pessoas tivessem maiores níveis de stress. De acordo com um inquérito realizado pelo centro desportivo Urban Sport Club, 57% dos seus utilizadores reconheceram ter sofrido problemas mentais desde que a pandemia começou em 2020. Para ter uma ideia, 27% dos utilizadores pertencentes à percentagem acima referida reconheceram ter sofrido de problemas relacionados com o stress, enquanto 23% sofreram efeitos negativos no seu bem-estar mental. Distúrbios de humor tais como depressão, isolamento ou sentimentos de solidão são alguns dos problemas relatados pelos inquiridos.

A fim de melhorar estas estatísticas e inverter os efeitos que os confinamentos perimetrais e outras consequências que o stress e a vida pandémica deixaram entre nós, os especialistas em disciplinas desportivas recomendam a prática de atividades destinadas a restabelecer o nosso bem-estar físico e mental.

Do yoga ao sup yoga

O yoga é uma das atividades que nos permite trabalhar corpo e mente numa única sessão. Enquanto intercalamos asanas e treinamos a nossa respiração, também melhoramos a nossa flexibilidade e conseguimos deixar a nossa mente em branco. Sonia Solas, fundadora da Frizzant em Barcelona, incentiva os utilizadores da cidade a experimentar este novo conceito de yoga que encoraja a expressão corporal e o desenvolvimento emocional a partir da prática mais dinâmica.

Por outro lado, o sup yoga é definido como uma disciplina que combina o yoga com dois outros elementos importantes que, por sua vez, nos ajudam a alcançar o relaxamento mental: a água e o ambiente exterior. Desta forma, o sup yoga poderia ser definido como a prática de yoga numa prancha de surf.

Meditação e krav maga

Outra das disciplinas que funciona melhor para manter a mente saudável é a meditação. Embora no início seja uma prática difícil de iniciar devido à elevada concentração envolvida, à medida que avançamos perceberemos os benefícios da nossa capacidade de viver no presente.

Os especialistas que ensinam meditação dizem que esta promove a redução do stress, melhora o sono e o descanso, aumenta o nosso desempenho cognitivo e ajuda-nos a concentrarmo-nos melhor.

Finalmente, o krav maga é outra atividade que nos pode ajudar a sair do ciclo de stress. É um sistema de combate corpo a corpo orientado para a autodefesa e destinado a resolver qualquer situação violenta ou ameaçadora que possamos encontrar na nossa vida quotidiana.

Além de nos ajudar a libertar adrenalina e endorfinas, o krav maga também pode aumentar a sua autoestima.

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