AVEIA COM MIRTILOS: A aveia já é conhecida pelo seu elevado teor em proteína. Junte chia, leite vegetal e, se assim o considerar, proteína em pó.
AVEIA COM IOGURTE: Para ficar mais cremoso, pode juntar umas colheres de iogurte grego.
MINI FRITTATAS: Uma opção nada aborrecida de se comer ovos ao pequeno-almoço. A melhor parte? São preparados com antecedência, o que garante um bom pequeno almoço para os próximos 2 ou 3 dias.
OVOS TURCOS: Salteie a cebola com alho, espinafres e pimentos. Depois, junte os ovos e deixe cozinhar.
BOWL DE QUEIJO COTTAGE: Nem todos o conhecem, mas este queijo é uma opção muito rica em proteína. Tem um sabor muito suave, por isso junte fruta e algumas sementes para dar mais sabor.
PAPAS DE CHOCOLATE: São como as papas de aveia, mas levam cacau, o que torna o pequeno-almoço muito mais apetitoso para muitos.
SMOOTHIE DE QUARK COM MENTA: Por que não usar o queijo quark para dar corpo e suavidade aos batidos? Não lhe dá sabor, apenas a textura que precisa para servir de base à mistura deste preparado.
SHASHUKA: em Israel, é muito comum este pequeno-almoço composto por ovo, cebola e tomate. Pode acrescentar pimentos e pimentão e colocar o preparado sobre uma fatia de pão integral.
PÃO TOSTADO COM SALMÃO: Se não se importa de começar o dia com um sabor mais salgado, opte pelo salmão. Não só é rico em proteína como garante o aporte de ómega-3, gordura bastante benéfica ao organismo.
PARFAIT DE IOGURTE: Nada mais simples do que um copo com iogurte, fruta fresca e muesli. Se possível, opte pelo muesli ou granola caseiros para evitar os elevados níveis de açúcar.
OVOS ESCALFADOS: Aconselha-se um toque especial a estes ovos com um fio de azeite ou de vinagre. Complete-o com uma fatia de pão torrado.
MUFFIN VEGAN: Mais uma opção que se prepara previamente e que é rica em proteína, sem que tenha de recorrer à proteína animal. Só precisa de aveia, leite de soja (ou outra bebida vegetal), azeite de coco, manteiga de amêndoas, linhaça, canela e arandos.
SMOOTHIE VEGAN: A escolha de frutas é de sua preferência, o leite, é vegetal.
QUICHE SEM CROSTA: E porque não tem crosta? Porque não leva a típica base de hidratos de carbono. Fique-se pelo interior composto por ovos e legumes. Ao cozer, ganhará forma, o que irá facilitar a que corte à fatia.
SMOOTHIE DE COLAGÉNIO:
TOSTA DE ABACATE: É um dos pequenos almoços do momento e com motivos para isso. É rico em gorduras, proteína e dá o boost nutricional que se precisa.
PANQUECAS DE PROTEÍNA: Há muito que as panquecas deixaram de se limitas a pratos gordos e cheios de açúcar. Com base de aveia ou banana, é uma excelente opção para miúdos e graúdos começarem o dia.
SANDES MISTAS: Talvez não estivesse à espera de encontrar nesta lista a sandes mais básica da história dos pequenos-almoços. Mas se o pão for integral e o fiambre de aves, pode ser uma boa opção para começar o dia.
OMELETE para começar o dia. Fácil e nutritivo. veja esta base como uma oportunidade para se conjugar com verduras ou tomate. A ideia é que este preparado sirva, por si só, como pequeno-almoço.
TOFU MEXIDO: Corte-o em pedaços bastante pequenos, prepare como se fosse ovos mexidos e junte verduras e/ou tomate. Vegan e proteico.
BOLACHAS DE AMÊNDOA: prepare-as sem açúcar e garanta um doce matinal sem culpa. Complete este pequeno almoço com um copo de leite ou café com leite.
PUDIM DE AMÊNDOA E CHIA: São várias as formas que pode e deve comer chia, de entre as quais uma bastante simples é em pudim. Basta juntar com leite de amêndoa, deixar repousar durante a noite e juntar o topping que preferir
AVEIA ADORMECIDA: Não só é nutritiva como muito prática, já que é preparada com antecedência e pode ser levada para fora de casa. À semelhança do pudim, junte a aveia ao leite e deixe repousar durante a noite.
BOLO DA CANECA feito no microondas: Não é engano. O bolo da caneca pode ser a opção doce que o seu corpo pede para começar o dia. Evite, é claro o açúcar, e aposte no cacau ou sabores da estação. Pode acrescentar um iogurte para acompanhar.
PEQUENO ALMOÇO 'ENROLADO': Um wrap não serve só para o almoço. Mesmo com salmão e rúcula, garante uma boa opção de pequeno almoço.
OVOS COM QUINOA: ferva ambos os ingredientes, deixe repousar e acrescente aquilo que mais lhe apetecer para compor o prato.
TACOS: Pequeno almoço mexicano, alinha? Para fazer deste um prato de pequeno-almoço, basta escolher os alimentos certos. Ovos mexidos, tomate e abacate é uma excelente opção.
OVOS MEXIDOS: Provavelmente a forma mais fácil de se fazer ovos é esta. Junte-lhe pão e tomate e garanta proteína que precisa para começar o dia.
MUFFINS MEDITERRÂNEOS: De que é feita a dieta mediterrânea? Ingredientes naturais e não processados onde não falta proteína nem qualquer nutriente. Com base nisso, prepare vários muffins e congele parte. Tem pequeno-almoço saudável garantido para os últimos tempos.
Mesmo que perder peso não seja o seu objetivo, também para si é crucial tomar um bom pequeno-almoço. Deve ser completo e nutritivo, pois o organismo esteve horas se ingerir nada, e por isso há que garantir a energia para o dia.
Para isto, foque-se numa só palavra: proteína. Esta é a melhor forma de garantir que a primeira refeição do dia não compromete a linha, pelo contrário.
Como diz à Women’s Health a dietista Amu Goodson, “comer pelo menos 30 gramas de proteína ao pequeno-almoço pode ajudar a que se sinta satisfeita e com menos fome por mais tempo”.
A explicação é simples, a proteína demora mais a ser digerida em comparação aos alimentos tradicionalmente comidos ao pequeno-almoço como cereais ou pão, por exemplo.
Resta saber onde encontrar tal proteína. Para a ajudar, juntamos 30 opções de pequenos-almoços saudáveis e ricos em proteína. Garantimos que há para todos os gostos.