Menu
Inicio Living 3 receitas de produtos de limpeza para fazer em casa

3 receitas de produtos de limpeza para fazer em casa

Aqui estão algumas alternativas naturais e económicas.

Começando nos tóxicos e terminando nas embalagens de plástico, todas sabemos que a maioria dos produtos de limpeza para a casa é prejudicial para o meio ambiente.

Um estudo realizado pela Deco, no âmbito da iniciativa europeia Clean, mostrou que em 228 detergentes analisados, apenas uma pequena percentagem é isenta de substâncias nocivas não só para o ambiente, mas também para a saúde.

“Além disso, muitos destes detergentes continuam a ter na sua composição ingredientes que se podem evitar, uma vez que não comprometem a sua eficácia, como fragrâncias e corantes”, lê-se no site da Deco Proteste.

Sabia que pode fazer o seu próprio detergente para lavar louça, para limpar superfícies ou até para a lavagem da roupa? No livro Limpeza Natural de Cátia Curica, vai encontrar estas alternativas e muitas outras, como por exemplo, receitas para fazer detergentes caseiros para limpar utensílios de madeira, colchões e outros objetos e superfícies.

Limpeza natural – Faça os seus detergentes caseiros e cuide da sua casa (15,50€)

De seguida, deixamos-lhe 3 receitas caseiras desse mesmo livro, que pode experimentar fazer.

3 receitas de produtos de limpeza caseiras

Lava-tudo multiusos

“Pode usar este detergente para limpar lava-louças, chão, louça, balcões de cozinha, fogões, banheiras e outra louça sanitária, roupa e até fruta e vegetais (neste caso, abdicando do óleo essencial)”, lê-se no livro Limpeza Natural.

Ingredientes

240ml (1 chávena de chá) de vinagre de vinho branco;

240ml (1 chávena de chá) de água;

10 gotas de óleo essencial de limão;

10 gostas de óleo essencial de árvore-do-chá.

Preparação

Misture bem todos os ingredientes. Coloque o preparado numa garrafa com pulverizador. Sempre que necessário, borrife as superfícies e deixe aturar.

Nota: “O vinagre corrói superfícies de mármore, calcário, granito e pedras no geral. No entanto, é o ideal para o frigorífico, forno e superfícies de inox. Caso a superfície a limpar esteja demasiada suja, opte lavá-la previamente com água e sabão. Isto fará com que a subsequente atuação do vinagre seja mais eficaz”.

Detergente em pó para a máquina de lavar louça com óleos essenciais

Ingredientes

800g (/- 4 chávenas de chá) de carbonato de sódio;

15 a 20 gotas de óleo essencial de laranja doce;

5 a 10 gotas de óleo essencial de limão.

Preparação

“Misture bem os ingredientes num frasco hermético e feche. Este detergente tende a endurecer/formar gumos e pode deixar vestígios na louça. É conveniente usar abrilhantador (vinagre) no compartimento próprio. Caso utilize pouco este detergente, pode optar por adicionar os óleos essenciais apenas na altura da lavagem. Coloque as duas colheres de sopa por lavagem no compartimento da máquina destinado ao detergente”, lê-se no livro.

Detergente para a máquina da roupa com cheiro a alfazema

Ingredientes

200 g (1 barra) de sabão de azeite ralado em pó;

200 g (1 chávena de chá) de bicarbonato de sódio;

200 g (1 chávena de chá) de carbonato de sódio;

15 gotas de óleo essencial de alfazema.

Preparação

“Misture todos os ingredientes e guarde num frasco de vidro. Utilize duas a quatro colheres de sopa em cada lavagem, dependendo do grau de sujidade da mesma e da quantidade de calcário presente na água. Coloque no compartimento da máquina destinado ao detergente em pó.”

Brand Story