Menu
Inicio Saúde 25 dicas para o melhor verão de sempre!

25 dicas para o melhor verão de sempre!

Dê um boost à rotina de treino, de bem-estar e de beleza com estas super dicas para um verão perfeito. E digno de uma mulher Women’s Health!

#1 Melhore a prancha

As pranchas são um movimento isométrico infalível para o fortalecimento do core. Faça: prancha de antebraços durante 60 segundos; prancha elevada, com toque nos ombros, durante 60 segundos; prancha lateral com elevações de anca lentas durante 30 segundos e, depois, mude de braço e repita durante outros 30 segundos.

#2 Seja solidária

Especialistas em Psicologia Positiva defendem os resultados de estudos que revelam que aqueles que gastam dinheiro com os outros são mais felizes do que aqueles que gastam dinheiro apenas consigo próprios. Mas vai beneficiar mais se este tipo de oferenda tiver um propósito claro – como fazer o outro feliz – e não resultado de uma obrigação (como uma data especial, por exemplo).

Proteja o seu cabelo nestas férias
Proteja o seu cabelo nestas férias


#3 Ponha a máscara

O ar húmido do verão pode prejudicar o cabelo. Controle-o com a utilização frequente de máscaras capilares: aplique uma camada generosa e, depois, faça uma trança e deixe atuar. Mais tarde, lave o cabelo para conseguir umas ondas naturais, rápidas e suaves. Para aqueles cabelos mais teimosos, vaporize uma escova de dentes com spray de cabelo e ‘penteie’ as zonas mais rebeldes.

#4 Andar descalça

Na próxima visita ao parque, faça como a Miranda Kerr e tire os sapatos. Assim, estará a fortalecer a sola dos pés e o ‘feedback loop’ desta zona – este é o termo científico utilizado para explicar os sinais elétricos que passam dos músculos dos pés para os músculos da perna e consequentemente para o cérebro. Quanto mais fortes forem, menor a probabilidade de lesão.

#5 A par queima mais

Treinar em conjunto aumenta o gasto de energia! Para melhores resultados, opte por fazer um treino de turnos: durante os movimentos cardio vá alternando os períodos de descanso com a colega de treino. Além de queimar mais calorias, poder-se-ão encorajar uma à outra e garantir que as posturas estão corretas.

Aposte nos treinos de boxe
Aposte nos treinos de boxe


#6 Em modo Rocky

Insira o boxe na rotina de treino e consiga uma cintura mais definida, já que os movimentos desta modalidade ativam o core de forma profunda. O resultado? Definição e adeus ‘pneu’! Se não lhe apetecer calçar as luvas, experimente rodar a parte superior do corpo enquanto faz abdominais com peso durante o treino habitual.

#7 Movimentos pliométricos

Queime mais gordura em menos tempo, ao adicionar este tipo de movimentos à sessão de corrida. Defina o ritmo da passadeira para 2 km/h e, enquanto agarra as laterais, salte para a frente e aterre num agachamento profundo. Quanto estiver a chegar ao fim da passadeira, salte novamente. Faça cinco séries de dez repetições cada e, depois, caminhe durante alguns segundos antes de continuar com a corrida. Faça uma série destas a cada quilómetro.

#8 Faça uma limpeza

Costuma fazer limpezas de verão? E que tal ganhar algum dinheiro com isso? Telemóveis velhos, dispositivos eletrónicos de cozinha, móveis e até roupas podem ser vendidos no OLX, ou no mercado ao pé de sua casa, e transformar-se em lucro extra para as férias!

Tenha cuidado extra com o Sol
Tenha cuidado extra com o Sol


#9 Proteja-se dos danos solares

Escude o cabelo dos raios de sol ao colocar protetor solar (sim, daquele que usa na pele), da raiz até às pontas, antes de ir para praia. Além de ser hidratante, ajuda a manter a coloração. Adicionalmente, nesta estação, substitua o condicionador por uma máscara para uma dupla ação hidratante.

#10 Uma mudança nos verdes

Substitua a kale do smoothie por brócolos. Além de conterem mais betacarboneto, são uma ótima fonte de vitamina C, cálcio e fósforo. Além disso, sabe bem quebrar a rotina, não acha?

#11 Flower Power

Uma pesquisa da Margo Marrone, fundadora da The Organic Pharmacy, descobriu que as rosas contêm antioxidantes anti-inflamatórios que revertem o efeito dos radicais livres causado pelos raios solares. Adicione umas gotas de óleo de rosa à sua rotina pós-sol e veja os efeitos na pele.

Este verão... dê descanso aos perfumes!
Este verão… dê descanso aos perfumes!


#12 Cheira bem!

Troque as fragrâncias com álcool por fórmulas em óleo. Os perfumes podem reagir mal ao sol e provocar irritações. Já os óleos são mais estáveis quando entram em contacto com calor e, por isso, melhores opções para a época alta.

#13 Reinvente os molhos

Adicione óleo de girassol à salada. Está recheado de um ácido que ajuda na perda de peso e reduz o risco de doença cardíaca. O resultado? Uma refeição saborosa, um metabolismo mais regulado e um coração saudável.

Aproveite o bom tempo para treinar na praia
Aproveite o bom tempo para treinar na praia


#14 Deusa das praias

Treine na praia! Se o fizer, estará a gastar 1,5 vezes mais energia do que se fizesse o mesmo treino numa outra superfície (como a relva), segundo um estudo do Journal of Sports Science and Medicine. Depois, adicione movimentos de perna, como saltos compridos, para uma maior eficácia e resultados.

#15 Adeus suor

Evite o suor excessivo por baixo dos seios ao passar desodorizante nesta área e na zona do decote. Sentir-se-á mais fresca e confortável e evita manchas indesejadas na roupa.

#16 Bom suporte

Controle o movimento do peito e mantenha a respirabilidade do corpo. Escolha um bom soutien de treino e não se esqueça de o usar – assim, evitará o suor excessivo nesta zona e conseguirá manter o peito protegido quando realiza exercícios com elevado impacto.

Adicione alecrim às refeições...
Adicione alecrim às refeições…


#17 Alecrim!

Adicione esta erva às saladas, a um molho ou prato de vegetais. Cientistas da UC San Diego School of Medicine (EUA) afirmam que o alecrim melhora as funções cognitivas. Sugerimos adicionar a uma mistura de tomates e cogumelos!

#18 Aumente a proteção

O SPF e a Vitamina C formam uma dupla de ataque infalível aos raios UV. Enquanto o primeiro protege, o segundo encoraja a pele a produzir colagénio. Opte por um produto de beleza que inclua ambos os elementos para uma dupla ação mais rápida. Depois de algumas semanas, vai ser impossível não notar as diferenças: pele mais brilhante e com menos tendência a danos solares.

Não leve areia para casa!
Não leve areia para casa!


#19 Adeus areia!

Para evitar trazer metade da praia consigo para casa, pulverize uma quantidade pequena de champô seco nas mãos, pés e cabelo, para remover a humidade e excesso de protetor solar. Vai conseguir livrar-se dos grãos de areia num instante!

#20 Aqui há peixe

Os raios UV, além de provocarem danos na pele, suprimem a capacidade que o sistema imunitário tem de combater as células cancerígenas deste órgão. Tomar quatro cápsulas de 4 g de Ómega-3 diariamente irá reduzir este efeito para metade!

#21 Aqueça com o sol

Adicionar algumas posturas de Yoga à sua rotina habitual de aquecimento irá gerar o aquecimento muscular e a mobilidade necessárias para um treino livre de lesões. Mas certifique-se de que são da vertente ashtanga – o Journal of Bodywork and Movement Therapies defende que este tipo de posturas aumentam o ritmo cardíaco de forma saudável e equilibrada.

#22 Ice ice baby

Faça um smoothie com as suas frutas preferidas, coloque-o em formas de gelado e deixe repousar no congelador. E voilá: gelados caseiros, saudáveis e saborosos que pode comer ‘on the go’ e sem culpa.

#23 beba chá verde frio

Torne o seu dia um pouco mais zen ao adicionar alguns cubos de gelo às folhas de chá verde. Deixe repousar durante duas horas para maximizar a quantidade de antioxidantes desta bebida. Mantenha o
chá fresco ao colocá-lo numa garrafa térmica e poderá levar o elixir para todo lado.

Fuja do calor e treine logo pela fresquinha
Fuja do calor e treine logo pela fresquinha


#24 Fresca, fresquinha

No verão, agende os treinos para as primeiras horas da manhã. Assim, estará a evitar as horas de calor que podem afetar a performance da sessão de exercício. Use peças feitas com tecidos leves que sejam resistentes à humidade e suor.

#25 #legsfordays

A estação quente traz o pesadelo dos pelos que insistem em crescer demasiado rápido – e, vamos ser sinceras, ninguém tem tempo (ou paciência) para fazer a depilação todos os dias. Potencialize o processo, ao passar a lâmina contra a direção do pelo e lembre-se de a trocar em cada utilização para evitar infeções.

Brand Story