Menu
Inicio Treino Estes serão os treinos mais procurados nos ginásios já em 2020

Estes serão os treinos mais procurados nos ginásios já em 2020

As 20 principais tendências de fitness para 2020 estão descritas neste relatório. E há aqui belas surpresas que prometem deixar todas as mulheres com um corpo WH!

Relatório mundial das tendências de treino para 2020

Nos últimos 14 anos, os editores da Health & Fitness Journal ® (FIT) da ACSM realizaram um inquérito online com milhares de profissionais em todo o mundo. O motivo? Descobrir as tendências de saúde e fitness para o ano seguinte. Assim sendo, eis os resultados do relatório deste ano que indicam as 20 maiores tendências para 2020.

1. Gadgets e Apps

A tecnologia volta a ser o número 1 em termos de tendência (desde 2016 que assim é). Os exemplos incluem apps que registam tudo em termos de fitness e atividade física, como os dispositivos Fitbit, Samsung Gear Fit2, Misfit, Garmin e Apple. Esses dispositivos podem controlar as calorias, o tempo em atividade e em repouso e muito mais.

2. Treino intervalado de alta intensidade (HIIT)

Estes programas de treino envolvem breves períodos de exercícios com alta intensidade, seguidos por um curto período de descanso. Os treinos HIIT ficaram em primeiro lugar em 2014 e 2018 e ficou entre os 5 primeiros entre 2014 e 2020.

3. Aulas de grupo

As aulas em grupo são projetadas para serem sessões motivacionais eficazes para diferentes níveis de condição física. Existem vários tipos de aulas com diferentes acessórios e equipamentos, desde aulas de cardio e ciclismo indoor a aulas de dança ou step.


4. Treino com pesos livres

Halteres, kettlebells, barras e bolas medicinais. Normalmente, estes treinos ensinam a forma adequada de realizar cada exercício e aumentam progressivamente a resistência à medida que a forma física melhora. O treino com pesos livres estreia-se nas tendências de fitness e entra diretamente para o número 4.

5. Treino com personal trainer

O treino com PT continua a ser uma tendência. Ainda para mais agora que o serviço de PT pode ser realizado online e à distância. O treino pessoal inclui testes de condição física e estabelecimento de metas específicas para cada pessoa, na qual o PT prescreve exercícios específicos para as necessidades e metas individuais dos clientes.

6. Exercise is Medicine (EIM)

Eis uma iniciativa global de saúde que se concentra em incentivar médicos e outros prestadores de cuidados de saúde a incluírem uma avaliação da atividade física e recomendações de tratamento para cada paciente como parte das consultas. Daí, são encaminhados para exercícios específicos com profissionais do treino.


7. Treino com peso corporal

Usando uma combinação de exercícios com peso corporal e movimentos neuromotores, este treino utiliza múltiplos planos de movimento. Além disso, é um treino pouco dispendioso: só tem de usar o seu próprio corpo para treinar.

8. Programas de condição física para idosos

Essa tendência continua a aumentar ano após ano. Geralmente, as pessoas nesta faixa etária têm mais dinheiro disponível e os ginásios olhar para isto como uma possibilidade de capitalizar este mercado em crescimento.

9. Wellness coaching

Começa a ser uma tendência crescente integrar a ciência comportamental nos programas de promoção da saúde e estilo de vida. O treino Saúde/Wellness utiliza uma abordagem individual (por vezes em pequenos grupos), com um treinador pessoal.


10. Empregar profissionais certificados

É cada vez mais importante contratar profissionais certificados de treino físico através de programas educacionais e programas de certificação totalmente credenciados. Esta necessidade de ter profissionais certificados está a subir rapidamente na lista das tendências de fitness.

11. Exercício para perda de peso

A maioria destes programas de perda de peso incorporam treinos específicos para incluir na rotina do dia a dia. O intuito é juntar a queima calórica da restrição alimentar com a queima calórica proveniente da atividade física.

12. Treino funcional

Esta é uma tendência forte do fitness que visa melhorar o equilíbrio, a coordenação, a força muscular e a resistência. O objetivo é melhorar as atividades do dia dia, principalmente para pessoas mais idosas ou sedentárias.


13. Atividades outdoor

As atividades ao ar livre, como caminhadas ou passeios em grupo são cada vez mais populares. Podem ser programas curtos, eventos de um dia ou excursões de caminhada planeadas durante uma semana.

14. Yoga

O yoga tem cada vez mais variantes: Power Yoga, Yogilates, yoga em ambientes quentes e muitos outras. Além disso, há cada vez mais vídeos e livros sobre o tema e é por isso que esta modalidade figura neste top 20.

15. Licenciamento dos profissionais de fitness

o objetivo é um: regulamentar as habilitações dos profissionais do fitness, como personal trainers e fisiologistas do exercício. O licenciamento para profissionais de fitness apareceu pela primeira vez como uma tendência de fitness em 2018 e em 2020 não foge à regra.


16. Medicina lifestyle

O intuito desta tendência é ajudar indivíduos e famílias a adotar (e manter) comportamentos saudáveis que afetam a saúde e a qualidade de vida. Exemplos destes comportamentos incluem a eliminação do uso de tabaco, a melhoria da dieta, o aumento da atividade física e a moderação do consumo de álcool.

17. Treino em circuito

Há quem diga que é muito semelhante ao HIIT, mas com intensidades mais baixas ou até moderada. O treino em circuito é composto, normalmente, por um grupo de 10 exercícios que devem ser feitos de forma seguida e numa sequência predeterminada.

18. Programas de bem-estar no local de trabalho

Esta é uma tendência aplicada pelas empresas que visa melhorar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. O intuito é apoiar a avaliação de relatórios sobre o efeito na saúde, custos e produtividade.


19. Medições de resultados

Cada vez mais, são necessárias medidas para determinar os benefícios da saúde e programas de treino físico na prevenção de doenças, assim como para incutir a mudança de hábitos de estilo de vida.

20. Atividade física para crianças

A obesidade infantil e adolescente continua a ser um importante problema de saúde na maioria dos países desenvolvidos. Incentivar as crianças a praticar exercício físico é crucial para evitar futuros problemas de diabetes e hipertensão.

(Dados do relatório ACSM’s Health & Fitness Journal – FIT)

Brand Story