Menu
Inicio Living 17 coisas que nunca deve fazer no ginásio

17 coisas que nunca deve fazer no ginásio

Parece que já passou uma eternidade desde que entrou num ginásio, certo? As ‘regras’ que aqui lhe apresentamos são básicas, mas nunca é demais recordar.

regras ginásio

Há uma certa etiqueta que entra em jogo assim que entra num ginásio, pronta para treinar ao ponto de suar e gastar toda a sua energia. Se treina em espaços comuns, certamente já se deparou com atitudes menos corretas como não saber partilhar o espaço e o material ou agir como se estivesse num café.

Caso tenha o azar de se deparar com tais atitudes, corre o risco de o seu treino passar de um momento de relaxo para mais um ponto stressante do seu dia. E quem diz o seu, diz o de qualquer um que treine no mesmo espaço. Assim, para o evitar, vamos partilhar um conjunto de atitudes que nunca deve por em prática no ginásio. (Sinta-se livre para partilhar esta lista com quem quiser).

Evite enviar mensagens enquanto usa qualquer equipamento

Enquanto ocupada da bicicleta estática ou passadeira para planear o programa de logo à noite, há quem esteja a tentar ser realmente produtivo no treino. A conversa pode esperar. No ginásio, o foco deve ser apenas o de treinar.

Uma pesquisa publicada no Sciende Direct, em 2017, apontou que enviar mensagens de texto durante o exercício físico compromete o equilíbrio e estabilidade em 45%, em comparação com quem não usa o telemóvel durante o treino.

Não há desculpa para não arrumar os pesos corretamente

Por muito cansada que esteja após o exercício, o haltere de 15kg deve ser colocado no seu devido lugar, e não no primeiro espaço que lhe apareça vago.

Nunca ouça música sem auscultadores

Se a regra lhe parece óbvia, é porque nem pensa em ouvir música sem os auscultadores, e ainda bem. Mas há quem não consiga treinar sem a sua música, mesmo que tal implique partilhá-la com quem está próximo…

Não ‘passe por cima’ de alguém que ainda não terminou uma série

Sim, há quem se ‘esqueça’ da toalha em determinado equipamento e vá conversar. E nestes casos deve de facto chamar a pessoa à atenção para que possa usar aquele equipamento. Contudo, o normal é que se complete 3 ou 4 séries de 12 ou 15, por exemplo, e siga para a próxima máquina. Será que não pode esperar mais 1 ou 2 minutos para começar a sua série, para não interromper a do colega?

Não reserve máquinas com os seus pertences

…mesmo que esteja a treinar entre duas máquinas. Dependerá do próximo se espera que termine ou se pede para intercalar consigo mas, reservar máquinas num espaço partilhado com tantos outros, não é uma boa postura a adotar.

Não meta conversa com quem está a treinar com auscultadores

Frequentemente, os auscultadores são usado para indicar que alguém quer treinar sem ser incomodado ou interrompido. Deixe a conversa para quando sair do ginásio.

Não fique a olhar para o treino dos outros

É um ginásio, não uma sala de cinema. Se está demasiado focada no treino de qualquer outra pessoa, certamente não está a dar a devida atenção ao seu próprio treino.

Evite ao máximo os ‘sons’ do seu esforço

Evite, é sério. Mesmo quando for muito, muito difícil. O ginásio não é um lugar para mostrar os seus dotes vocais. Por mais pesados que sejam os pesos que está a usar.

Guarde as selfies para os espelhos lá de casa

Não vemos nenhum mal em partilhar uma foto no treino, pelo contrário, é um bom incentivo. Mas faça-o no balneário, em casa ou, pelo menos não a meio do treino nem num espelho que incomode aqueles que estão realmente a treinar.

Não atire os pesos para o chão

É incrível ser capaz de levantar pesos pesados. Mas é péssimo quando os atira para o chão depois do exercício. Só tem permissão para o fazer no Crossfit e, mesmo assim, só em determinados espaços da box.

Não dê conselhos a alguém que não os pediu

Não importa quais as suas qualificações, nunca é bom invadir o espaço de treino de alguém, especialmente quando ninguém pediu a sua opinião e quando há personal trainers na sala aptos para corrigir quem o necessite. Se vir alguém a fazer algo totalmente errado, o melhor será mesmo chamar o PT de sala. Não queremos que ninguém se magoe.

Tente não falar durante a aula de grupo

Falar durante a aula é desrespeitoso não só para quem está a dar o treino com para quem o quer seguir.

Nunca se compare com a pessoa do lado

O seu progresso é mesmo isso: seu. A comparação pode ser fácil neste tipo de cenário, mas a melhor coisa a fazer por si mesma é manter o foco no seu objetivo e evitar comparar-se com qualquer outra pessoa. Cada um tem a sua jornada.

Não acumule os pesos

Está a guardar para o exercício seguinte? Não o faça, se quer respeitar os outros. A regra é bem simples: pegue no que precisa no momento, no final guarde e só de seguida vá buscar o restante material.

Não espalhe o seu suor

Sim, é um ginásio e todos suamos (uns mais que outros). Mas não há nada mais desagradável do que pegar num haltere com vestígios do treino anterior. Após usar uma máquina ou altere, limpe-o minimamente com a sua própria toalha.

Não fique numa mesma máquina por demasiado tempo

Há alturas do dia em que o ginásio está mais garantidamente mais cheio. Nestas alturas, há ginásios que limitam mesmo o tempo de uso de cada aparelho. Se não for o caso do seu, esteja atenta se houver pessoas esperando pela sua vez naquela concorrida máquina.

Nada de exibições de afeto em público

Por favor, não! Os treinos em casal podem ser ua boa ideia, um foco de motivação para ambos. Mas por mais à vontade que estejam, lembre-se que o ginásio não é a vossa casa.

Brand Story