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14 dicas de treino para quem tem excesso de peso

Estratégias para ultrapassar a barreira do peso no treino, com a ajuda de Pedro Correia, que foi personal trainer do programa ‘Peso Pesado’ e da fisiologista Teresa Branco.

14 Dicas de treino para quem tem excesso de peso

É um estereótipo porque é verdade: a maioria dos obesos não pratica exercício físico.

Mas (há sempre um mas) de vez em quando surgem pessoas para “baralhar” as ideias. Mesmo minoritária, cheiinha e fit já é uma tendência visível, e não precisa ir mais longe do que ao seu telemóvel.

Pesquise #curvyyoga e irá deparar-se com Jessamyn Stabley, por exemplo, que mostra que as asanas vêm em todas as formas e tamanhos. Vá até ao site www.toofattorun.co.uk e conhecerá Julie Creffield, tamanho 44, embora corra 3 vezes por semana, e o intercale com yoga, natação e musculação.

“Curiosamente, as pessoas que praticam exercício tendem a acumular menos gordura na região abdominal, nomeadamente junto dos órgãos e por essa razão são metabolicamente mais saudáveis”, explica Teresa Branco, fisiologista na gestão de peso, em Lisboa. “A pessoa que pratica exercício físico, mesmo tendo excesso de peso, está muito mais protegida de doença do foro metabólico”, completa.

A fórmula

Segundo um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a inatividade mata duas vezes mais pessoas que a obesidade por si só.

A receita? 30 minutos de corrida por dia e parar de olhar para os números da balança.

“As pessoas consideradas metabolicamente saudáveis sendo obesas têm excesso de gordura corporal mas têm a tensão arterial normal, têm o colesterol ‘mau’ baixo e o ‘bom’ alto e têm glicemia normal”, descreve a fisiologista Teresa Branco. “A perda de peso deve ser uma opção pessoal e não motivada por terceiros ou pela sociedade”. Quer mudar? Faça-o por si.

Resumindo: tal como os ideais de beleza femininos, também este assunto pode ser passageiro. O certo é que o 86-60-86 (a antiga fórmula aplicada ao corpo feminino) é hoje tão conhecido como o termo plus size e body positivy.

Quer começar a treinar mas o peso está a dificultar as sessões de exercício? Descubra 14 estratégias para ultrapassar esta barreira, com a ajuda de Pedro Correia, personal trainer responsável pelo programa ‘Peso Pesado’:

1. Use cardiofrequencímetro.

2. Evite impacto (pelo menos numa fase inicial).

3. Evite uma intensidade de treino alta (numa fase inicial).

4. Aposte em exercícios funcionais e que englobem o maior número possível de grupos musculares (grandes grupos

5. Realize maioritariamente exercícios calisténicos.

6. Escolha uma atividade de que goste.

7. Estabeleça objetivos (realistas a curto, médio e longo prazo).

8. Varie os exercícios.

9. Vá intensificando o treino e os exercícios à medida que se vai sentido melhor.

10. Beba bastante água.

11. Regularidade é fundamental.

12. Estabeleça metas não só a longo prazo mas também na própria sessão de treino.

13. Use roupa de treino adequada e confortável.

14. Nunca desista!

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