Menu
Inicio Treino 10 termos do mundo do fitness esclarecidos

10 termos do mundo do fitness esclarecidos

A Women’s Health reuniu 10 termos que são frequentemente usados pelos profissionais de exercício físico e esclareceu-os para si. Aumente a sua autonomia na hora de treinar.

termos, treino, personal trainer

Coloque as dúvidas e inseguranças de lado quando chegar a hora de por em prática o plano de treino. Com tantas expressões e termos técnicos desconhecidos com que se depara inicialmente, embarcar numa mudança pode parecer assustador.

Inscreve-se num ginásio e quando recebe o plano de treino tem não só movimentos diferentes para aprender a executar, como termos técnicos para descodificar. Com o intuito de facilitar este processo, a Women´s Health contactou dois especialistas da área do exercício. São eles que nos esclarecem e definem certas siglas e termos, para que não seja surpreendida quando os mesmos forem incluídos no seu plano.

Nota importante: É benéfico que tenha autonomia para ler o plano de treino que lhe foi passado, mas nada substitui o apoio de um profissional do exercício físico. Quer treine acompanhada, ou não, um personal trainer será o maior apoio a que pode recorrer sempre que tiver dúvida sobre como executar determinado suficiente, como garantir a postura mais correta ou porque deve optar por determinado movimento em substituição de outro. Com esta certeza e as bases teóricas certas, tem tudo para se tornar mais autónoma e confiante na hora de treinar.

10 termos que pode encontrar no seu plano de treino

Bruno Santos, Licenciado em Desporto Condição Física e Saúde e Personal Trainer em Minde, apresenta de uma forma bastante explicita dos primeiros cinco conceitos que pode ver incluídos no seu plano.

AMRAP – Significa As Many Rounds/Reps As Possible (máximo de rondas/repetições possível). Por norma é estabelecido um tempo e uma tarefa e o objetivo é fazer o máximo de vezes que conseguir dentro desse tempo.

DropSet – método utilizado para acumular mais trabalho no treino num curto espaço de tempo. Consiste em selecionar uma carga que seja exigente (por norma para 10-12 repetições) e fazer até à falha (ou bem próximo). Imediatamente depois disso, tire um pouco da carga (20-25%) e comece logo a fazer mais repetições até à falha. Normalmente fazem-se 3-4 reduções, mas pode variar.

BackOff Set – São séries realizadas depois de levantamentos pesados, mas com carga mais baixa (pode ter até metade da carga). Podem ser usadas para acrescentar trabalho ou para trabalhar questões técnicas. Por exemplo, faz 4 séries de agachamento com 100kg e depois realiza uma com 70kg até à falha.

Cluster Set – Consiste em dividir a série em pequenos blocos. Vou dar um exemplo: Imagine que coloca uma carga com a qual só consegue fazer 10 repetições. Mas faz algumas séries mais pequenas com 3-4-5 repetições de cada vez, com descansos curtos entre elas. Assim consegue acumular mais trabalho, mais repetições e manter a carga muito alta.

EMOM – significa Every Minute On the Minute. Neste método, cada ronda vai ter um minuto. Eu dou-lhe uma tarefa para fazer e tem um minuto para a realizar. Quando acabar esse minuto, começa logo outra série e terá que repetir essa tarefa. Ou seja, se demorar 40 segundos a fazer a tarefa, vai ter 20 segundos de descanso (até terminar o minuto). Depois disso, começa logo outra ronda. Pode fazer o número de minutos que quiser.

Posteriormente à apresentação das seguintes siglas, Dário Gaspar, Doutorando em Ciências do Desporto e Personal Trainer na Covilhã, relembra que o objetivo delas é abreviar o conteúdo a ser expresso “Habitualmente, são constituídas pela letra inicial de cada palavra que as compõe.”

RFT – (Rouds for Time), o atleta tem que fazer “x” rondas para tempo; RM (Repetition Maximum), corresponde ao máximo de carga que determinada pessoa consegue levantar para determinado número de repetições, por exemplo.

1RM, máximo de carga para 1 repetição;

RX significa que o treino deve ser feito sem nenhum ajuste, ou seja, como prescrito;

SET (Number of repetitions), reflete o número de séries que o atleta deve fazer face a determinado número de repetições, por exemplo, 3×10 corresponde a 3 sets de 10 repetições;

Time-Cap (the maximum allotted time you have to complete the entire workout), é um termo utilizado para definir um limite de tempo para a realização de determinado WOD (Workout of the Day).

Brand Story