Menu
Inicio Saúde 10 razões que podem justificar os seus suores noturnos

10 razões que podem justificar os seus suores noturnos

As perturbações do sono são comuns e os motivos variados. Se a sudorese interfere com o seu descanso, conheça algumas das possíveis razões.

suores
Pexels

O suor noturno intenso é um elemento perturbador do sono e quando começa a acontecer com alguma frequência, pode ser um sinal de alarme.

Por norma, é resultado de questões inofensivas e fáceis de resolver, como a temperatura do quarto elevada ou o material do pijama. No entanto, há casos em que os suores podem ser indicadores de uma outra condição subjacente.

10 razões para os suores noturnos

Se verificar que o seu suor noturno é consistente ao longo de dois a três meses, pondere visitar o seu médico. Mas antes de entrar em pânico, verifique as causas mais comuns de suores noturnos nas mulheres e como as pode abordar.

01/ O quarto está muito quente

Qual é a temperatura do seu quarto neste momento? Se estiver acima de 15 a 20 graus Celsius, provavelmente está demasiado quente, diz W. Christopher Winter, autor do livro The Sleep Solution: Why Your Sleep Is Broken and How To Fix It. A temperatura central do corpo é por norma cerca de 37ºC, mas diminui durante o sono. Regular a temperatura corporal é essencial para um sono de qualidade, uma vez que uma diminuição da mesma, é um dos estímulos indutores de sonolência.

02/ Tem hiperidrose, um distúrbio de transpiração excessiva

Acontece essencialmente quando uma pessoa transpira mais do que o necessário, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia (AAD). A hiperidrose afeta tipicamente partes específicas do corpo, segundo a AAD, como as palmas das mãos, pés, axilas e cabeça. Tenha em mente, que se trata de sudorese excessiva (que inclusive, poderá interferir com atividades diárias, como abrir maçanetas das portas ou utilizar computadores).

03/ Está a ter pesadelos

Esta é provavelmente a explicação mais simples e frequente. Se estiver a ter pesadelos contínuos e persistentes, consulte o seu médico para descobrir a causa.

04/ O seu corpo está a passar por alterações hormonais

Uma das causas mais comuns de suores noturnos nas mulheres é a flutuação dos níveis de estrogénio. A menopausa tende a causar o suor mais persistente. Se está realmente a afetar a sua qualidade de vida ou de sono, vale a pena falar com o seu médico sobre isso.

05/ Está ansiosa

O aumento da transpiração pode ser um sintoma físico de ansiedade. As hormonas de stress aumentam o gasto de energia e o suor é libertado para arrefecer a temperatura corporal. Se se sentir inquieta ou tensa antes de dormir, o ritmo cardíaco alterado e uma respiração rápida, pode tentar aliviar alguns destes indícios de stress através de estratégias como a meditação ou limitação do tempo do ecrã, por exemplo.

06/ Faz exercício perto da hora de dormir

Fazer exercício próximo da hora de dormir, pode aumentar a sua taxa metabólica. Isto, por sua vez, pode resultar numa sensação de maior calor corporal à noite.

07/ Usa antidepressivos

Certos tipos de medicamentos podem causar uma reação adrenérgica (que tem a ver com os níveis de adrenalina) e levar à transpiração.

08/ O corpo está a lutar contra uma infeção

As infeções em geral estão relacionadas com mudanças de temperatura porque vêm associadas a febres e isso é obviamente uma razão comum para suar.

09/ Está a sofrer de hipoglicémia relacionada com a sua medicação para a diabetes

A hipoglicémia ocorre quando os níveis de açúcar no sangue descem demasiado, e pode causar uma variedade de sintomas, incluindo confusão, tonturas, e em alguns casos, suores noturnos. Quando o nível de açúcar no sangue desce até um certo ponto, o corpo utiliza hormonas, como o cortisol, para tentar preservar os níveis normais de glicose no sangue e o funcionamento dos órgãos, ativando assim o sistema nervoso autónomo, que está a cargo das glândulas.

10/ Tem o hipertiroidismo não diagnosticado

A hormona tiroide pode afetar a forma como o corpo utiliza a energia. Alguns dos seus sintomas incluem fraqueza muscular, alterações de humor, e problemas de tolerância ao calor.

Brand Story