É com a esfoliação que se garante a remoção de células mortas. É esta a principal razão por que todas devemos incluir este passo na rotina de beleza corporal.
Desde que o esfoliante não seja muito agressivo, a maioria dos dermatologistas aconselha a frequência de uma vez por semana. A necessidade de esfoliar mais ou menos vezes vai no entanto depender do tipo de pele e sua sensibilidade.
Comum aos vários tipos é a necessidade de se garantir que os poros são desobstruídos e as impurezas eliminadas. Para tal, deve-se evitar escolher o produto seguindo o exemplo de outros corpos, mas experimentando o que melhor funciona consigo. Feita a escolha, bastam movimentos circulares e conseguir os melhores resultados.
Além da limpeza da pele, apontam-se mais vantagens a este importante passo na rotina de beleza. São eles:
Pele com aspeto mais brilhante e uniforme
Remoção de células mortas
Pele mais suave
Limpeza da pele facilitada
Redução do aspeto acneico
Menos pelos encravados
Todas estas vantagens, que acabam por ser consequência umas das outras, resultam de uma eficaz esfoliação. Para resultados mais eficazes, há que garantir também uma boa hidratação – interna e externa. Ainda, a rotina de beleza deve contar com uma limpeza profunda no banho e uma boa tonificação.
Com recurso à sua despensa – ou ao supermercado – indicamos-lhe 10 simples receitas de esfoliantes que pode facilmente preparar em casa. Sem corantes nem conservantes, será o produto natural e barato que a sua pele precisa. Resta-lhe escolher aquele com que melhor se identifica na galeria de imagens acima.
SAL DOS HIMALAIAS: A grande quantidade de minerais faz deste um bom ingrediente ao seu corpo, que se desfaz facilmente à medida que o esfrega. Misture uma dose de sal com metade da dose de azeite, óleo de abacate ou amêndoa para ficar um pouco escorregadio e facilitar a penetração na pele. Se quiser um aroma específico, junte umas gotas da sua essência favorita.
ÓLEO DE COCO E AVEIA: Ideal para quem precisa de regenerar a pele, é a aveia que garante uma boa hidratação. Junte 2 a 3 colheres de sopa de óleo de coco derretido com meia chávena de açúcar branco ou amarelo e ¼ de chávena de flocos de aveia finos. Deve aguardar um dia antes de usar este exfoliante, para que a aveia esteja suave.
ABACATE E MEL: o abacate é rico em antioxidantes de que a pele beneficia, além de ser um suavizante natural. Mexa meio abacate até ficar em pasta e acrescente 3 colheres de sopa de mel e duas de farinha de milho
LEITE DE AMÊNDOA E ARGILA: Assim se acalma a pele mais acneica e com tendência à oleosidade. Misture ½ chávena de argila em pó com a mesma dose de leite de amêndoa, 2 colheres de sopa de leite em pó e 2 colheres de sopa de água. Mexa bem e misture um pouco de óleo de amêndoa, apenas para garantir que a mistura está suficientemente suave.
ÓLEO DE COCO E AÇÚCAR MASCAVADO: Não deve ser utilizado no corpo todo, mas nas zonas mais críticas como joelhos, calcanhares e cotovelos. Só tem de juntar uma dose de açúcar mascavado com meia dose de óleo de coco derretido.
CHÁ DE MATCHA: O matcha pode ser caraterizado como a forma mais intensa ou concentrada de chá verde. É, por isso, altamente rico em antioxidantes, o que beneficia a pele depois de agressões solares. A cafeína, também lá presente, acalma também a vermelhidão da pele. Combine uma dose de açúcar com uma colher de chá de matcha em pó e a mesma dose de chá verde em folhas. Junte uma colher de um óleo cuja essência lhe agrade e aumente a dose do óleo caso sinta necessidade de uma textura mais suave.
AVEIA E IOGURTE: Mais uma opção de exfoliação suave, baseada na aveia e no iogurte. Deve juntar 2 colheres de sopa de aveia em flocos a 2 colheres de sopa de sementes de girassol, 4 colheres de iogurte e 2 de mel aquecido. Depois de passar na pele em movimentos circulares, aguarde cerca de 3 minutos antes de a retirar.
MAÇÃ E CHÁ VERDE: Uma boa opção para quem tem tendência a acne e poros muito abertos. Por ser suave, pode ser aplicado até três vezes por semana. Misture ¾ de dose de maçã desfeita em puré com 172 dose de açúcar mascavado. Junte 3 colheres de sopa de chá verde em ervas e 2 colheres de azeite.
ÓLEO DE ROSAS: Tem benefícios anti envelhecimento por ser rico em vitamina A e E. Deve juntar 1 dose de açúcar muito fino com ¼ de dose de azeite e 2 colheres de sopa de óleo de rosas.
CREME E AMÊNDOAS: aqui une-se a suavidade do creme com a esfoliação mais intensa. Só tem de juntar ¼ de dose de aveia em flocos com 2 colheres de sopa de amêndoa em pó, ½ dose de um creme gordo e 1 colher de sopa de mel. É suave o suficiente para ser aplicado também no rosto.