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Teletrabalho: Com estas dicas vai conseguir ser mais produtiva

Em casa, mas sempre profissional.

10 dicas para se sentir bem em teletrabalho

Com a declaração do estado de emergência em Portugal, o regime de teletrabalho passou a ser uma realidade para milhares de portugueses. Mas trabalhar em casa nem sempre é fácil.

Independentemente do tipo de trabalho e da carga de tarefas que atualmente tem em mãos, é importante investir tempo e esforço na criação de uma boa rotina e fazer de tudo para ter um bom espaço de trabalho.

Se tem na casa uma divisão à qual já chamava de escritório, então nada como começar a limpá-la e transformá-la num escritório à séria. Se não tem, evite ocupar a mesa das refeições e procure um espaço que sejam sossegado e com boa luz.

Para lhe facilitar a vida, temos aqui 10 dicas para se sentir bem em teletrabalho. São aspetos para serem levados em consideração: encontre o seu espaço, equipe-o bem, estabeleça horários, mantenha o contacto com a equipa, não se isole, faça pausas… Parecem ações óbvias, mas os dias de trabalho em casa podem ser super stressantes ao ponto de se esquecer destes pequenos gestos básicos.

Coloque estas dicas em prática e verá como o teletrabalho fluirá e dará bons resultados – e não trabalhe de pijama.

 

10 dicas para se sentir bem em teletrabalho

 

  1. Prepare a sua área de escritório: tem de ser ventilada e com luz natural;
  2. Ter uma boa cadeira é essencial. Se não tiver uma, pode optar por usar uma almofada corretora de postura. Mas contacte a sua empresa, pode ser que permitam que leve para casa a cadeira que usa no escritório;
  3. Mantenha a sua agenda e planeamento, mas não caia na tentação de incluir tarefas que não faria se estivesse no local de trabalho (como cozinhar ao almoço);
  4. Se estiver com crianças em casa, inclua alguns momentos com elas nas suas pausas habituais para o café;
  5. Comunique com a sua equipa. Existem inúmeras aplicações para isso, como o Teams, Zoom, Google Duo, Skype, etc.;
  6. Evite distrações. Tente manter-se fiel aos seus hábitos e procure não ter por perto televisores, rádios ou tablets;
  7. Evite procurar constantemente notícias sobre a pandemia. A Direção-Geral da Saúde atualiza os dados relativos a Portugal todos os dias pelas 12h, basta aceder ao site do organismo;
  8. Exercite-se antes ou depois de trabalhar – e, sim, no nosso site temos imensas opções de treinos em casa sem equipamento;
  9. Alimente-se de forma saudável e evite ao máximo as idas constantes à cozinha;
  10. Mantenha-se hidratada. Tenha consigo uma garrafa com água – ou água com limão, para ter alguns nutrientes extra – e vá bebendo ao longo do dia.

Adaptado da Women’s Health Espanha.

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