Menu
Inicio Living 10 dicas para poupar (depois dos gastos das férias)

10 dicas para poupar (depois dos gastos das férias)

As férias acabaram e a sua conta bancária ficou tremida? Siga estas dicas para voltar a poupar.

É preciso aceitar: as férias de verão estão prestes a acabar e a única coisa em que deseja pensar é em gastar mais dinheiro. Não se preocupe, vamos indicar-lhe algumas dicas para ajudá-la a poupar e a voltar a reorganizar as suas finanças, para que o regresso à rotina não seja uma batalha difícil.

10 dicas para poupar

Defina um objetivo e trace prioridades

Um bom começo para tentar economizar ao máximo é definir um objetivo mensal. Decida quanto dinheiro quer poupar por mês e honre esse compromisso. Facilite o processo: programe uma transferência automática no início do mês para a sua conta poupança assim que recebe o seu salário.

Outras dicas úteis: diferenciar as despesas fixas e as despesas variáveis. Algumas das despesas são inevitáveis, mas outras não, por isso deve priorizar o necessário em detrimento do acessório.

Compare preços

É possível que esteja a pagar mais por coisas que lhe poderiam custar menos. O mesmo acontece, quando opta por fazer compras num supermercado mais caro, só porque está mais perto da sua casa. O segredo é comparar preços.

Se quiser realmente economizar, reveja todos os serviços que contratou, como eletricidade, gás, tarifário de telemóvel, entre outras coisas, e compare estes preços para ver se está a pagar mais ou não.

Tente vencer a inflação a investir

Sabemos que, neste momento, não encontramos preços particularmente baixos. A inflação situou-se em 10,8% em julho, registando recordes dos últimos 30 anos, por isso, além de tentar pagar o menos possível por serviços, é uma boa ideia começar a investir. O certo é que rentabilizar o dinheiro é a única via possível para evitar que perca valor com a inflação.

Aproveite ofertas e descontos

As ofertas, promoções e descontos vão ser os seus melhores aliados para um regresso das férias. Comece a ter este raciocínio em qualquer área dos seus gastos. Por exemplo, se precisa de roupa, vá à seção de ‘preços especiais’ da Zara ou aproveite as promoções de meia estação de outras lojas.

Na alimentação, recorra a aplicações cujo objetivo é evitar o desperdício como a Too Good To Go, onde consegue arranjar um cabaz de produtos a um preço muito mais reduzido.

Aposte nas compras de segunda mão

Aproveite as pechinchas que pode encontrar em lojas de segunda mão ou vintage, como a Vinted ou a Micolet, onde milhares de peças de roupa são disponibilizadas, todos os dias, a bons preços… e algumas são novas.

Deixe o seu carro descansar e mude para os transportes públicos

Ter um carro é uma fonte inesgotável de despesas. Ou seguro, ou manutenção, gasolina… Com um passe de transportes públicos pode poupar muito, pois todos os gastos associados ao seu carro refletem-se em milhares de euros no final do ano.

Aponte as suas despesas e vigie as suas poupanças

Outro truque útil para poupar é estar ciente do que gasta. E para isso nada melhor do que anotar todas as despesas. Pode ser feito num excel, num notebook ou nas notas do telemóvel, ou em aplicações como o Monefy. Além das diferenças entre o que gasta e o que ganha, pode ver no que costuma gastar mais e fazer certos cortes.

É muito importante que incorpore a poupança no seu orçamento. Todos os meses, quando receber o seu salário, direcione um valor direto para a poupança.

Divirta-se… gratuitamente!

Sinceramente, não precisa de gastar dinheiro para se divertir. Tem à sua disposição muitas opções que pode escolher sem que tenha de pagar por isso. Desde exposições gratuitas, a bibliotecas, plataformas de filmes, espetáculos ao ar livre… Existe muita cultura que pode adquirir de forma gratuita!

Planeje com antecedência

Planeamento e organização são os seus grandes aliados do seu plano de poupança quando regressar de férias. Por exemplo, reservar voos com antecedência pode ajudá-la a encontrar promoções.

Ter tudo planeado ainda pode ajudá-la mais. Se sabe que vai ter um grande gasto daqui a uns tempos, vá poupando algum durante os meses anteriores. Assim quando chegar a altura será mais fácil de gerir.

Faça você própria

Fazer as unhas num espaço de beleza é muito mais confortável do que em casa. No entanto, se optar por fazer a si própria em casa, vai poupar muito. E este raciocínio aplica-se a tudo! Outra sugestão para poupar é fazer a sua própria comida em casa e prepará-las de antemão para cada dia da semana.

Texto adaptado de cosmopolitan.es

Brand Story