Menu
Inicio Saúde 10 conselhos para evitar o cancro do pulmão

10 conselhos para evitar o cancro do pulmão

Quando o tema é cancro do pulmão, são muitos os fatores que devem ser colocados em cima da mesa e discutidos como potenciais causa da doença.

“Até o momento, existem mais de 10 alterações genéticas associadas ao cancro do pulmão que regulam processos determinantes, como proliferação celular e sobrevida, que podem contribuir para o desenvolvimento da patologia”, começa por explicar Adriana Terrádez, diretora da OncoDNA para Espanha, Portugal e América Latina.

“Diferentes biomarcadores preditivos como o EGFR, ALK ou ROS1 aumentam a eficácia de diferentes tratamentos. Os biomarcadores num tumor indicam quais os doentes podem beneficiar de um tratamento mais direcionado, economizando custos, desconforto e efeitos secundários”, continua.

Da genética, à má sorte, passando pela má alimentação, pelo sedentarismo e até mesmo pelos trabalhos de riscos, há ainda que incluir os maus hábitos. E aqui, claro, entra o consumo de tabaco.

Naquele que é o Dia Mundial sem Tabaco, importa falar no cancro do pulmão, uma doença que anda à boleia deste hábito e que pode ser evitada com um estilo de vida saudável e com alguns cuidados diários.

Clique nas imagens acima e fique a conhecer 10 conselhos para evitar o cancro do pulmão, segundo Adriana Terrádez.

 

https://www.womenshealth.pt/saude/deixar-fumar-nao-engordar/

 

Brand Story